Conteúdo Principal
Publicado em: 10/10/2013 - 19h25

Alunos do curso de Direito da FAP participam do projeto “Conhecendo o Judiciário”

O desembargador Leandro dos Santos recebeu na tarde desta quinta-feira (10) mais um grupo de estudantes, desta vez da Faculdade Paraibana (FAP), instituição de ensino superior com sede no bairro der Miramar, na Capital. O grupo de dez alunos veio conferir o Projeto “Conhecendo o Judiciário”, de autoria do magistrado.

O projeto, além de de estreitar o relacionamento entre o Judiciário e a sociedade, visa trazer o aluno de direito ao Tribunal de Justiça da Paraíba, sede do Poder Judiciário estadual. “Aqui ele visita todas as dependências do Tribunal, vai saber como funciona seus órgãos, o que é o Pleno, o que é uma sessão e como funcionam as câmaras. É a saída da sala de aula para ver a realidade de um tribunal e seu funcionamento”, disse.

Várias universidades, faculdades e, também, alunos secundaristas de colégios particulares e da rede pública já vieram ao Tribunal de Justiça com a finalidade de conhecer o projeto idealizado pelo desembargador Leandro dos Santos. Já visitaram o Palácio de Justiça estudantes do Unipê, Iesp, Facisa, entre outras. “Vamos receber alunos de todas as faculdades e de colégios, caso haja interesse”, afirmou.

Desta vez o encontro do desembargador com os alunos da Faculdade de Direito da ´FAP aconteceu na Sala de Sessões do novo Pleno do TJPB. “Vamos conversar com eles sobres quais são os processos julgados aqui, no TJ, o que é o Tribunal, o que é um decano e como se faz a ordem de votação. Esses encontros são muito uteis para a vida acadêmica dos alunos”, argumentou.

Na próxima quinta-feira (17), o projeto “Conhecendo o Judiciário” vai receber um grupo de alunos de uma escola de primeiro grau do Município de Aroeiras. “Já tivemos alunos aqui, que depois da nossa apresentação, comentaram: 'eu tinha algumas dúvidas, mas agora sei que quero estudar direito e ser juiz'. Isso é muito gratificante porque nosso trabalho desperta essas vocações”, disse.

Para a aluna Micheline Lima, do quarto período do curso de Direito, o projeto “Conhecendo o Judiciário” é muito oportuno. “Sair da sala de aula já é muito bom, porque aqui a gente veio aprender na prática o que vamos ver adiante, principalmente, escutar outras pessoas, como o desembargador Leandro”, refletiu.

“Eu analiso de forma positiva, pois temos aqui a noção do espaço onde vai se trabalhar e só temos a aprender. Esse projeto vem enriquecer nossos conhecimentos”, disse o estudante Wanderley Tito, do segundo período do curso de Direito.

Para a aluna Teresinha Carneiro, do segundo período, o projeto é muito bom porque familiariza o aluno com o futuro, “com o que queremos ser amanhã, quando concluirmos o curso. E trabalhar, que é fundamental”, arrematou.
Gecom - Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711