Conteúdo Principal
Publicado em: 30/09/2013 - 20h32 Atualizado em: 30/09/2013 - 21h28

Alunos do projeto Brasil Alfabetizado visita a exposição “Negra Gertrudes”

 

Devido a grande repercussão da exposição “Negra Gertrudes”, o Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, do Tribunal de Justiça da Paraíba, abriu as portas excepcionalmente no último sábado (28) para receber um grupo de alunos do projeto do governo federal denominado “Brasil Alfabetizado”. 

O Grupo manifestou, oficialmente, interesse de visitar a exposição, que faz parte da 7ª Primavera dos Museus, promovido pelo Instituo Brasileiro de Museus (Ibram). O tema deste ano foi: “Museus, memória e cultura afro-brasileira”.

A coordenadora do evento no TJPB, Germana Bronzeado, informou que a visita só foi possível poque a equipe de trabalho ainda não tinha desmontado os painéis e, ante o interesse do projeto Brasil Alfabetizado, o pessoal envolvido na exposição decidiu abrir o Museu, excepcionalmente no sábado.

A exposição foi realizada no período de 23 a 26 de setembro, no Museu do Tribunal de Justiça da Paraíba, localizado na praça João Pessoa, no centro da Capital. Cerca de 400 pessoas passaram pelo Museu, atraídos pela história emblemática da “Negra Gertrudes Maria”.

Durante do evento, foi exposta ao público visitante a história da primeira escrava paraibana que lutou 14 anos na Justiça para não ser vendida ilegalmente em hasta pública, por seu ex-proprietário, como pagamento de uma dívida. Ela enfrentou os poderosos da época, inclusive a Igreja. Porém, a escrava que tinha a alforriada parcial contou com apoio de advogados amigos, fato raro à época.

Bibliotecárias – No final da tarde da sexta-feira (27), o Exposição também foi visitada, de forma excepcional,  por um grupo de bibliotecárias do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, juntamente com o pessoal da Diretora de Comunicação do TRE. A propósito, o Museu do TRE-PB também participou da 7ª Primavera dos Museus.

Gecom – Valter Nogueira

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711