Conteúdo Principal
Publicado em: 10/12/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Alunos recebem prêmios e certificados do Concurso de Redação sobre o tema: O Direito de Ter Família

A  Corregedoria Geral de Justiça, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção – CEJA , fez a entrega, nesta quinta-feira(10), de prêmios e certificados aos alunos participantes do III Concurso de Redação, com o tema: “O Direito de Ter Família”. A solenidade aconteceu no Auditório “Des. Sebastião Sinval Fernandes”, da Escola Superior de Magistratura (Esma), no Altiplano Cabo Branco.

A juíza-corregedora, Antonieta Lúcia Maroja, e o secretário-geral do Tribunal de Justiça, Robson Cananéa; com a coordenadora da Infância e da Juventude, Viviane de Andrade Sarmento, e a juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude, Virgínia Novaes, abriram o evento.

Os ganhadores do 1º e 2º lugares receberam como prêmio um DVD e uma Enciclopédia, além de certificados de participação. Estavam presentes diretores de escolas, professores, juízes, secretários de Educação, patrocinadores, representante sindical das escolas particulares, servidores da corregedoria e membros da comissão do concurso.

O certame foi lançado no mês de maio deste ano e contou com a participação de 50 escolas entre particulares e públicas da Região Metropolitana de João Pessoa. Algumas delas concorreram com mais de uma redação, a exemplo Colégio Líder. Só 8 alunos foram classificados. A direção das escolas, cujos alunos tiveram suas redações premiadas, receberam certificados de participação.

Os primeiros a receberem os certificados e os prêmios foram os alunos colocados em 2º lugar, do  6º ao  9º ano do Ensino Fundamental. As estudantes Amanda Ayres de Lima foi a primeira, em seguida, receberam Andressa Hellen Chaves da Silva, Isabele da Silva Francelino e, por último, Thaysa Carvalho Maia.

Também foram classificadas alunas do Ensino Fundamental: Júlia Melo Jurema Guimarães, do 6º ano do Colégio Motiva Ambiental; Ana Caroline Silva Bezerra, 7º Ano do Colégio Líder; Thayná Pereira de Farias, também do Líder, e Marília Félix Ferreira, da Escola Aníbal Limeira, em Santa Rita. As estudantes receberam certificados e premiações por terem obtido os primeiros lugares em suas respectivas séries.

Os diretores das Escolas, cujos alunos saíram vencedores, também receberam certificados de participação. Na ocasião, foi sorteada uma impressora entre os alunos concorrentes do III Concurso de Redação, que teve como ganhadora a estudante Marília Félix Ferreira. O prêmio foi uma oferta do Cartório Souto.

A juíza-corregedora Antonieta Maroja disse que se sentia lisonjeada com os resultados do concurso, principalmente, por ele oportunizar aos estudantes um maior contato com a problemática, que envolve a adoção. Ela falou, também, da importância da participação dos alunos com seus trabalhos, “todos merecedores de elogios”, ressaltou.

Já o diretor do Colégio Motiva Ambiental, Karamuh Lopes Martins, elogiou a iniciativa da Corregedoria. “ O incentivo à leitura e a escrita passa, necessariamente, pela escola e também pela família.

O presidente do Sindicado das Escolas Particulares do Estado, professor Odésio Medeiros, foi um dos participantes do evento. Ele falou da importância do concurso e considerou a iniciativa louvável. “Como representante das escolas particulares, fico envaidecido pelos alunos estarem preocupados com um tema de tão relevância que é a adoção”, enfatizou Odésio Medeiros.

Por Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611