Atendimento itinerante do programa Vida e Saúde já visitou 60 comarcas
Todas as comarcas da Paraíba foram incluídas no cronograma de atendimento itinerante. Delas, faltam apenas 19 para serem atendidas e, com isso, atingido o cronograma de atendimentos, referente a essa primeira etapa de trabalho.
Posteriormente, será elaborado um plano específico de ação, para cada comarca ou circunscrição, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida no trabalho dos magistrados e servidores do Poder Judiciário da Paraíba, segundo informação da fisioterapeuta do Programa Vida e Saúde, Valéria Beltrão.
Valéria Beltrão informou também que cada comarca recebe a equipe do Programa, que promove no local um dia de saúde, sendo levantado o perfil de saúde dos servidores. É verificada a pressão arterial e a glicemia, além de ser realizada uma entrevista sobre atitudes saudáveis e, ainda, a observação in loco do ambiente de trabalho do servidor, como forma de detectar possíveis riscos e vulnerabilidades quanto as doenças ocupacionais. A partir de então, realizado orientação postural, bem como reorganizado todo o ambiente de trabalho, a exemplo da posição do computador, do teclado e outros equipamentos conforme o biotipo da pessoa em relação aos utensílios utilizados, como forma de prevenção das Ler (Lesão do esforço repetitivo) e Dorts (Distúrbios Osteomuscular) relacionadas ao trabalho.
As principais doenças ocupacionais são: Tendinites, Bursites, algias da coluna vertebral, como cervicalgias, dorsalgias e lombalgias, hérnias discais, entre outras. Para a prevenção desses distúrbios, existe uma atenção redobrada da Gerência de Qualidade e Vida do TJPB, conforme ressalta a fisioterapeuta do projeto itinerante. “Esse trabalho é direcionado ao bem estar do servidor, a partir da prevenção dessas patologias”, acrescentou.
O projeto visa criar o perfil de saúde dos magistrados e servidores das unidades judiciárias para, posteriormente, traçar um plano específico de ação para levar mais qualidade de vida no trabalho, em cada comarca. Já as terapias alternativas (acupunctura e auriculoterapia), realizadas no TJPB, estão voltadas também para os magistrados e servidores. Há também a ginástica laboral, conforme acrescentou Valéria Beltrão. “Nosso objetivo é prevenir essas doenças”, reforçou.
Mais informações sobre o Programa Vida e Saúde pode ser encontrado no site do TJPB, no espaço disponibilizado para os projetos do programa Vida e Saúde, que pode ser acessado através do endereço eletrônico: http://www.tjpb.jus.br/vida-e-saude/.
Por Angelina Mendonça (Estagiária)




