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Publicado em: 04/05/2022 - 17h56 Atualizado em: 04/05/2022 - 18h42 Tags: Sistema, Atermação Eletrônica, Demandas de cidadãos

Atermação Eletrônica permite que demandas do cidadão sejam resolvidas sem deslocamento aos Fóruns

Fachada do Fórum Civil da Capital
Fórum Cível da Capital

Cidadãos que tenham demandas de solução de conflitos, direcionadas aos Juizados Especiais, e tenham interesse de resolvê-las de forma conciliatória, sem a necessidade da judicialização processual, nem de se deslocarem até o Fórum, podem utilizar o sistema de Atermação Eletrônica. 

O mecanismo funciona numa plataforma disponibilizada na página da internet do Tribunal (www.tjpb.jus.br), que nessa fase inicial está apenas recebendo demandas relativas a saúde e direcionando-as, automaticamente, para o Cejusc Saúde (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). O objetivo é promover meios que possam facilitar o acesso à Justiça estadual.

Além disso, a ferramenta integra o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário estadual, para o quinquênio 2021-2026, dentro do Macrodesafio de Garantia dos Direitos Fundamentais, estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como explicou o juiz e coordenador da iniciativa, Alexandre Targino. 

Foto do Juiz Alexandre Targino
Juiz Alexandre Targino

O magistrado pontuou que no Cejusc Saúde, após o resgistro eletrônico da demanda, será trabalhada uma solução conciliatória. "Somente quando não for possível essa solução do litígio, de forma consensual, conciliada (prévia ao processo judicial) é que a reclamação será direcionada, automaticamente, ao Juizado Especial para processo e julgamento pelo juiz", realçou, enfatizando ser uma ferramenta de extrema importância, colocada à disposição da população, que terá, "dessa maneira, uma forma simplificada, rápida e segura de solução de litígios".

Como acessar o serviço – A gerente de Projetos e Estratégias do TJPB, Caroline Leal detalhou o passo a passo para acessar o sistema de Atermação Eletrônica. Segundo observou, o cidadão basta clicar no nome "Atermação", disponível na parte superior, no lado direito, no site do Tribunal, último link, na barra cinza. "Terá mensagens de boas-vindas e instruções, informações importantes para os interessados lerem, a exemplo de como preencher corretamente o formulário, a documentação necessária a ser anexada, em relação ao pedido, dentres outros", comentou. 

Caroline Leal salientou, igualmente, que, de uma forma geral, basta acessar o "Menu Principal" (fica aparecendo do lado esquerdo da página) e ao clicar escolher a opção "Novo Protocolo", onde terá que preencher as informações necessárias referentes à reclamação. "Ao final do preenchimento aparecerá na tela o número do protocolo, o qual será também enviado por e-mail. De posse desse número, o cidadão poderá, no mesmo sistema, consultar, na opção do Menu Principal, as informações sobre a demanda, saber como está a tramitação, inclusive, se já foi marcada a audiência conciliatória", frisou.      

Por Lila Santos

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