Conteúdo Principal
Publicado em: 01/09/2014 - 12h28 Atualizado em: 01/09/2014 - 12h53

Ato ordinatório já é uma realidade nas unidades judiciárias do Litoral ao Sertão

Servidores do Fórum de Cabedelo

O uso dos atos ordinatórios está presente em dezenas de cartórios, do Litoral ao Sertão do Estado da Paraíba. Depois que a Corregedoria Geral de Justiça disciplinou a prática dos atos, por meio do Provimento nº 04/2014, essa metodologia vem crescendo a cada dia, o que só favorece a celeridade processual e o ganho de tempo no cumprimento das tarefas cartorárias.

Outra unidade judiciária que já utiliza os atos ordinatórios é a 5ª Vara Mista da comarca de Cabedelo. A técnica judiciária e chefe de cartório da unidade, Sara Micheline Tavares, “disse que é importante que a Corregedoria realize treinamentos sobre os atos ordinatórios que podem ser lançados no processo, de ofício, pelos servidores”.

A sugestão da servidora já começou a ser praticada pela Corregedoria. Recentemente, os juízes corregedores auxiliares, Carlos Sarmento e Meales Melo, se reuniram com todos os funcionários da comarca de Patos e tiraram dúvidas sobre os atos ordinatórios.

Juiz João Machado

Essa iniciativa motivou alguns magistrados do Tribunal de Justiça da Paraíba. É o caso do magistrado João Machado, juiz titular da 5ª Vara Mista e diretor do Fórum de Cabedelo.

O juiz João Machado adiantou que vai formalizar um pedido específico à Corregedoria, para que todos os servidores daquela comarca recebam orientações a respeito dos atos ordinatórios. “Aqui, alguns atos são praticados pelo cartório, como juntada de contestação com documentos novos e comunicação do endereço das partes, entre outros”, ressaltou.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711