Audiência para ouvir testemunhas da denúncia referente à Operação Cartola é realizada em JP
A juíza substituta da 4ª Vara Criminal da Comarca de João Pessoa, Aylzia Fabiana Borges Carrilho, deu início à fase de instrução e julgamento na Ação Penal nº 0008300-72.2017.815.2002, com a oitiva de cinco testemunhas de acusação. Não compareceram oito testemunhas apresentadas pelo Ministério Público, que devem ser ouvidas na próxima audiência designada para o dia 10 de julho do corrente ano. O processo possui 16 réus envolvidos na ‘Operação Cartola’, todos presentes ao ato. A sessão aconteceu na tarde dessa quinta-feira (16).
A denúncia do Ministério Publico, que ensejou a Ação Penal, teve como base as investigações da Polícia, que apuraram crimes cometidos por uma suposta organização criminosa, que teria manipulado resultados de jogos do Campeonato Paraibano. Fazem parte desse grupo membros da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Comissão Estadual de Arbitragem da Paraíba (CEAF), Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD/PB) e dirigentes de clubes de futebol profissional da Paraíba.
Ao final da sessão, a magistrada determinou ao Cartório da 4ª Vara Criminal que adotasse as medidas necessárias, no sentido de disponibilizar aos advogados de defesa o conteúdo das mídias de interceptações telefônicas, acostadas ao caderno processual.
Um dos réus, Lionaldo dos Santos Silva, advogando em causa própria, pediu o afastamento das medidas cautelares, alegando que vive da advocacia e estaria impossibilitado de exercer sua função em razão deste processo. “Este Juízo tem adotado o entendimento que as medidas cautelares impostas não podem prejudicar o exercício profissional dos acusados, sendo deferido todos os pedidos de afastamento da Comarca, em face de compromissos comprovadamente ligados à atividade de trabalho”, disse Aylzia Fabiana.
Entre os envolvidos no suposto esquema fraudulento estão o ex-presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, que compareceu à audiência. Os demais réus são: Lionaldo dos Santos Silva, Marinaldo Roberto de Barros, José Renato Albuquerque Soares, Severino José de Lemos, Genildo Januário da Silva, Adeilson Carmo Sales de Souza, Antônio Carlos da Rocha, Éder Caxias, Francisco Santiago, João Bosco Sátiro, José Maria de Lucena Neto, Tarcísio José de Sousa, Josiel Ferreira da Silva e José Araújo da Penha.
Por Fernando Patriota




