Conteúdo Principal
Publicado em: 25/02/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Auditório lotado marca abertura do “Quintas Legais” com palestra do procurador Marcílio Franca

Na noite desta quinta-feira (24), alunos do Curso de Preparação à Magistratura (CPM), juízes, servidores do Tribunal de Justiça e convidados lotaram o auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), para assistir a palestra do doutor em Direito, Marcílio Toscano Franca Filho. Ele foi o primeiro convidado do Projeto “Quintas Legais” de 2011 e falou sobre "O Design da Informação Jurídica nos Tribunais: das Iluminuras Medievais ao Pictorial Turn".

O diretor da Escola, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, fez a apresentação do professor-palestrante. “O Quintas Legais volta em grande estilo. O procurador Marcílio Toscano é um grande estudioso do Direito e um conferencista renomado. A Escola da Magistratura está de parabéns pela escolha do palestrante”, disse o desembargador. Ele informou, ainda, que a ideia do projeto Quintas Legais é fugir da carga meramente curricular, trazendo para os alunos outros assuntos da área jurídico-cultural. “vamos dar continuidade ao projeto durante os dois anos de minha gestão”, adiantou Saulo Benevides.

O projeto Quintas Legais tem o total apoio do Tribunal de Justiça. As palestras acontecem quinzenalmente no auditório da Escola e são ministras sempre às quintas-feiras, com início às 18h30. Aentrada é franca.

Marcílio Franca revelou que foi tomado por grande alegria ao receber o convite do diretor da Escola, para ser o primeiro palestrante do Quintas Legais deste ano. “Minha palestra se resume, basicamente, de demonstrar como o Direito se apresenta nos dias atuais. Como a informática e a digitalização tem modificado os nossos modos de produzir o conhecimento do direito”, comentou. Marcílio Franca informou que tem acompanhado o esforço da Presidência do Tribunal de Justiça em acompanhar a tônica nacional de digitalização dos processos, “com foco de reunir, em benefício dos jurisdicionados, as inovações tecnológicas aos trâmites processuais”.

Curriculum - Marcílio Franca é Pós-Doutor em Direito pelo Instituto Universitário Europeu (Florença)   e pela    Universidade de Coimbra e mestre (da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Procurador-Geral do Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE). Foi aluno da Universidade Livre de Berlim (Alemanha), estagiário-visitante do Tribunal de Justiça das Comunidades Européias (Luxemburgo) e consultor jurídico (Legal Advisor) da Missão da ONU em Timor-Leste (Unotil) e do Banco Mundial (PFMCBP/Timor).

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611