Conteúdo Principal
Publicado em: 30/01/2017 - 18h41 Atualizado em: 30/01/2017 - 21h21 Tags: Curso de Formação

Aula magna do desembargador Rogério Fialho encerra curso de Formação de Juízes

O des. Fialho com os novos juízes da Paraíba

O curso de formação dos novos juízes de Direito da Paraíba foi encerrado na tarde desta segunda-feira (30), com a aula magna ministrada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Rogério de Meneses Fialho Moreira, que discorreu sobre o tema “Função jurisdicional do Estado e o papel do juiz na concretização dos direitos e na realização da justiça''.

O juiz João Lucas, que foi designado para comarca de Sumé, fez uma avaliação positiva do curso que teve duração de quatro meses. “O curso proporcionou a turma uma gama de conhecimento que não fora adquirido nos livros, bem como foi muito enriquecedor e que nos permite chegar as comarcas mais preparados”, disse.

O des. Rogério Fialho durante a aula magna

Ainda segundo o magistrado, o próximo passo é aperfeiçoar ainda mais, exercendo o trabalho da melhor forma possível em prol da sociedade”.

Após a aula magna, os novos magistrados receberam do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, as portarias com as designações dos mesmos para as receptivas comarcas do Estado, e as carteiras funcionais.

Em seguida, o presidente fez algumas recomendações aos 29 magistrados. “Parabenizo todos vocês pelo êxito no concurso, altamente concorrido e pelo brilhante curso aqui, nesta Escola. Porém, recomendo que tenham prudência no exercício da judicatura, porque pesa sobre os ombros do juiz uma responsabilidade imensa; o juiz prende e solta, casa e dá o divórcio, despeja e promove a reintegração de posse, entre outras decisões”, recomendou.

Também presente a solenidade o presidente eleito do Judiciário estadual, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, afirmou que tem certeza de que os novos magistrados farão um excelente trabalho, além de estarem bastante preparados. “Façam o que sabem e que prestem um bom trabalho aos jurisdicionados e ao Judiciário”.

A diretora da Escola Superior da Magistratura (ESMA), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, disse que os novos juízes estão prontos para exercerem suas funções nas unidades de Primeira Instância. “Sirvam com dignidade e decência”.

O curso, que ocorreu na Escola Superior da Magistratura (ESMA), em João Pessoa, teve início no dia 13 de outubro de 2016, com aulas teóricas e práticas, está sendo ministrado por magistrados devidamente capacitados para a função, entre professores do Estado e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

Já a partir de quarta-feira (1º), os 29 juízes do Poder Judiciário estadual assumem as comarcas de Primeira Instância do Estado onde irão atuar.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611