Conteúdo Principal
Publicado em: 27/03/2014 - 14h15

Câmara Cível e Criminal do TJPB aprovam voto de pesar pelo falecimento do advogado Yanko Cirillo

A Terceira Câmara Cível e a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aprovaram, por unanimidade, durante sessão nos respectivos órgãos, realizada na manhã desta terça-feira (27), voto de ‘profundo pesar’ pelo falecimento do advogado Yanko Cirillo, vítima de infarto. O bacharel faleceu, aos 84 anos, na manhã de hoje, em seu apartamento no bairro de Manaíra, em João Pessoa.

Na Câmara Cível, a moção foi apresentada pelo desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. O magistrado ressaltou, ao apresentar a propositura, que o advogado era uma pessoa querida, além de ser um profissional dos mais respeitado e conceituado no meio jurídico. “A Paraíba perdeu uma pessoa digna, amiga e honrada. Mas, também, um advogado de profundo saber jurídico”., asseverou o autor da homenagem.

A proposição também foi acompanhada pela presidente do órgão fracionário, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, e pelos juízes convocados Ricardo Vital de Almeida e Marcos Coelho de Salles.

Já na Câmara Criminal, a propositura foi do desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Ele lembrou que iniciou a carreira junto de Yanko Cirillo e do também advogado Joás de Brito de Pereira (pai do desembargador). “Ao lado de ambos colhi grandes ensinamentos. Yanko era um homem brilhante, honrado, grande advogado e de uma intelectualidade privilegiada”, afirmou Joás Filho.

Yanko Cirillo era natural de São José de Piranhas, localizado no sertão do Estado. O advogado, que também se destacou no segmento das letras, é autor do livro de poesias “Revelações Tardias”. Ele ocupou vários cargos de direção na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba, onde era conselheiro, bem como desempenhou atividades de destaque em sua trajetória de vida.

O advogado foi procurador-chefe da Assembleia Legislativa da Paraíba, procurador da Prefeitura Municipal de João Pessoa e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PB.

Por Marcus Vinícius/Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711