Capacitar e desenvolver magistrados e servidores é objetivo do Plano Estratégico do TJPB
Capacitar e desenvolver Magistrados e Servidores. Este é o primeiro objetivo que consta no tema “Gestão de Pessoas”, presente no Planejamento Estratégico traçado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, atendendo ao disposto na Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário.
De acordo com o Plano do TJPB, garantir que os magistrados e os servidores possuam conhecimentos, habilidades e atitudes, é essencial para o alcance de todos os objetivos estratégicos elaborados pelo planejamento.
Os indicadores relacionados a esta meta foram desmembrados em três índices: índice de capacitação nas competências estratégicas; de sensibilização em produção e análise estatística; do orçamento de custeio aplicado em capacitação. Já os programas relacionados foram denominados “Projeto Ser Capaz” e “Projeto Mais Celeridade”.
O primeiro e o segundo índice visam ao aumento de 100% da capacitação de magistrados e analistas judiciários, até 2014. Já o índice do orçamento de custeio pretende, no mesmo prazo, aplicar até 1,80% do valor do orçamento total executado em capacitação.
O outro objetivo do tema “Gestão de Pessoas” é elevar o nível de comprometimento dos magistrados e servidores com a execução da Estratégia. Para tanto, dois indicadores estão relacionados a ele: o índice de avaliações positivas na pesquisa de clima organizacional e o índice de prevenção de saúde.
Por meio do “Projeto Comprometer” e do “Mais Celeridade”, a pretensão é de que, com o primeiro índice, se atinja 80% da avaliação positiva em pesquisa sobre o clima organizacional, até 2014, e com o segundo, se chegue a 40% de pessoas com exame médico periódico preventivo realizado, também até o mesmo período.
Finalidade dos Projetos:
Projeto Mais Celeridade – Garantir a entrega da prestação jurisdicional em tempo adequado à natureza dos conflitos.
Projeto Comprometer – Centralizar as ações de motivação e comprometimento de magistrados e servidores, com vistas à execução da Estratégia.
Projeto Ser Capaz – Capacitar e desenvolver magistrados e servidores nas competências estratégicas, em produção e análise de estatísticas, e em outros domínios voltados à efetividade, eficácia e eficiência dos processos de gestão e de prestação jurisdicional.
Por Gabriela Parente