Conteúdo Principal
Publicado em: 12/03/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Carta da Dra. Glauce revela que homenagem do TJ-PB a jurista Tarcísio Burity emocionou toda a família


 


por Evandro da Nóbrega,


Coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano






Um dos documentos que o desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro guarda em seus arquivos com o maior carinho, dentre aqueles surgidos durante sua gestão como presidente do Tribunal de Justiça, é uma carta de agradecimento que lhe foi enviada pela professora Glauce Maria Navarro Burity, viúva do saudoso governador Tarcísio de Miranda Burity.




Na carta, a Dra. Glauce Burity refere-se, entre outras coisas, à solenidade realizada no dia 15 de outubro de 2007, quando das comemorações em torno dos 116 anos de instalação do Superior Tribunal de Justiça do Estado do Parahyba do Norte, hoje Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, e durante a qual foi homenageado .




Falando por si e pelos filhos, e tendo sempre presente a memória do ex-governador Tarcísio Burity, escreveu a historiadora Glauce Burity que ¿foi uma solenidade muito justa e de muito requinte, que nos emocionou profundamente [...] e isto demonstra o espírito de justiça, isenção e seriedade de como o Sr. administra o TJ-PB. São juristas, assim, sérios e honrados, de que o Brasil está precisando¿.




MEDALHA IN MEMORIAM


Recorde-se que, em 15 de outubro do ano passado, a Presidência do TJ-PB fez realizar, tanto no Salão Nobre ¿Ministro Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo¿, do Palácio da Justiça, quanto no Auditório ¿Desembargador Wilson Pessoa da Cunha¿, no Anexo do Tribunal de Justiça, duas solenidades alusivas à passagem dos 116 anos de instalação do TJ-PB.




Numa dessas solenidades, foi entregue à Dra. Glauce Burity a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, na Categoria Alta Distinção, que fora outorgada, in memoriam, a seu saudoso marido, o ex-governador Tarcísio Burity. A outorga deveu-se à decisão do Tribunal Pleno, por propositura do desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro.




DVD COM FILMAGEM


Na oportunidade, viram-se também homenageados com a mesma distinção vários desembargadores aposentados, ex-presidentes do TJ-PB e ex-corregedores-gerais de Justiça.




Posteriormente, a Presidência do TJ-PB enviou à Dra. Glauce uma cópia das filmagens realizadas durante a solenidade de entrega da Medalha, no Auditório Plenário ¿Desembargador Wilson Pessoa da Cunha¿, Anexo do Palácio da Justiça.




A CARTA DE AGRADECIMENTO


Em agradecimento, a Dra., Glauce Burity, em seu nome e em nome de seus filhos, enviou a seguinte correspondência ao desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro:




¿Excelentíssimo Senhor Presidente Dr. Antônio de Pádua: Queremos expressar os nossos sinceros agradecimentos pelo DVD enviado por ocasião da solenidade de entrega de medalhas em comemoração aos 116 anos do TJ-PB, na qual Tarcísio Burity foi homenageado.




¿Foi uma solenidade muito justa e de muito requinte, que nos emocionou profundamente. Isto demonstra o espírito de justiça, isenção e seriedade de como o Sr. administra o TJ-PB. São juristas, assim, sérios e honrados, de que o Brasil está precisando.




¿Eu e os meus filhos ficamos eternamente gratos por este seu gesto de nobreza e de independência, ao homenagear um homem digno, um jurista respeitável e um cidadão íntegro que honrou a Paraíba. Cordialmente, Glauce Maria Navarro Burity e filhos (João Pessoa, 8 de fevereiro de 2008)¿.









GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611