Codes oferece cursos de “Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho” e “Relação Interpessoal” a servidores
A Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes) promoverá, no mês de setembro, dois cursos voltados para os servidores: o primeiro, sobre Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho, que será realizado nos dias 24, 25 e 30 de setembro e 1º de outubro; o segundo, acerca da Relação Interpessoal entre servidores, que ocorrerá ao final do mês, em 16 horas-aulas, distribuídas em dois dias, mas ainda não foi divulgada a data.
O curso de Gestão de Pessoas já foi oferecido aos coordenadores, magistrados, servidores do Judiciário paraibano e desembargadores. Desta vez, terá como público-alvo os assessores, chefes de gabinetes e assistentes judiciários e será realizado na Escola Superior da Magistratura (Esma).
De acordo com a coordenadora Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, a oferta do treinamento aos servidores dos gabinetes foi uma solicitação dos próprios desembargadores. “Eles sugeriram, porque perceberam que, no curso, são levantados todos os anseios da unidade judiciária”, falou.
O conteúdo do treinamento de gestão inclui os seguintes temas: stakeholders e a nova organização; demanda contemporânea para a gestão de pessoas; comunicação e cultura organizacional; liderança; trabalho em equipe, pleno envolvimento nas transformações e nas mudanças; competências organizacionais e individuais e resultados organizacionais.
Em relação a processo de trabalho, Maria dos Remédios informou que serão tratados os seguintes assuntos: estrutura organizacional; processo administrativo; implantação de gerenciamento de processos, mapeamento e análise de processo.
Já o curso sobre relação interpessoal será ministrado, por meio do Sebrae, para os servidores da comarca de Bayeux, na última semana do mês de setembro. A coordenadora da Codes disse que a finalidade do treinamento é melhorar as relações tanto entre colegas de trabalho, como com o público.
O conteúdo programático do curso contempla: percepção de si e do outro; diferenças individuais; interação e bloqueio na comunicação; comunicação eficaz: saber ouvir, dar e receber feedbacks; administração de conflitos; empatia; assertividade ética nas relações interpessoais; competição, cooperação e participação em grupo e desempenho.
Por Gabriela Parente