Conteúdo Principal
Publicado em: 18/09/2025 - 13h52 Tags: Cozinha Sustentável e Saudável, Aemp

Com o apoio do TJPB, curso de Gastronomia da Aemp será concluído em outubro

-
Chef Emília Coutinho ministra curso realizado pela AEMP

A chef Emília Coutinho, formada em Gastronomia pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), foi convidada para ministrar uma aula prática no curso “Cozinha Sustentável e Saudável”, realizado na última segunda-feira (15), na sede da Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp), no Centro de João Pessoa. Os cursos profissionalizantes da Aemp contam com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A participação da chef ocorreu a convite do professor e também chef Fabiano Silva Santos, responsável pelo curso. Ele destacou a desenvoltura e performance de Emília durante a atividade. “Convidamos Emília Coutinho para mostrar o talento dela, que desempenhou muito bem. Fizemos um bolo de cenoura sem glúten e também um pão sem glúten e sem lactose. Emília fez uma explanação dinâmica e todos os alunos gostaram. Excelente essa parceria com a Aemp”, afirmou Fabiano.

A presidente da Aemp, Nalva Coutinho, acompanhou a aula ao lado dos alunos e ressaltou a contribuição da convidada. “As aulas teóricas e práticas do professor Fabiano têm engrandecido os nossos cursos de gastronomia. Ele convidou Emília, que é preparada, estuda e lê bastante sobre gastronomia”, destacou.

Para Emília Coutinho, o momento foi de aprendizado mútuo. “Foi um prazer imenso poder colaborar com o mínimo que pude com os alunos. Estarei à disposição e agradeço ao professor Fabiano pelo convite”, disse.

-
Curso integra os projetos profissionalizantes da Aemp

O curso integra os Projetos Profissionalizantes da Aemp, sob a coordenação de Nalva Coutinho, que também é formada em Gastronomia. A iniciativa é realizada em parceria com a Inovatec João Pessoa e a Prefeitura da Capital, por meio das secretarias de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Social.

Atualmente, duas turmas de 40 alunos – com predominância feminina – participam da formação, que alia teoria e prática em disciplinas como técnicas de preparo, higiene e segurança alimentar, confeitaria, panificação, gestão e empreendedorismo gastronômico.

Com encerramento previsto para 31 de outubro, o curso dará lugar a uma nova etapa de capacitação, desta vez em Culinária Nordestina, também em parceria com a Prefeitura de João Pessoa. Nalva Coutinho adiantou ainda a construção de novos projetos.

“Agora com esse Comitê ‘Elas por Elas’, todo mundo procura a Aemp para novas parcerias. Hoje mesmo nos reunimos com a fisioterapeuta Valéria Beltrão, gerente de Saúde do TJPB, para futuras ações que vamos anunciar em outubro”, disse.

Entre os estudantes, a receptividade foi positiva. O indígena Amaro Cosmo de Mesquita destacou a relevância da formação. “Eu acho que é um dos maiores cursos que tenho, o de gastronomia, porque ensina a pessoa a ter um trabalho, a melhorar o que já sabe fazer. É um curso sempre aceito pelo mercado de trabalho”.

Já Eliane, que mora no Centro de João Pessoa, ressaltou a troca proporcionada pelos convidados. “Eu achei uma maravilha porque não só ele nos ensina, como convida outras pessoas de excelente desempenho, como a Emília. A gente pôde aprender mais e colocar em prática, que é o que a gente quer”.

Por Kubitschek Pinheiro

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711