Comarca de Malta é beneficiada com a inauguração de novo Fórum nesta quinta-feira (1º)
“Mais um passo em direção ao progresso do Poder Judiciário, por meio do qual estamos, aos poucos, construindo uma Justiça moderna que, brevemente, será modelo para o Brasil.” Foi com estas palavras que o presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), Luiz Silvio Ramalho Júnior, definiu a importância da inauguração do Fórum José Medeiros Vieira e do Depósito Judicial da comarca de Malta, ocorrida nesta quinta-feira (1º).
Na ocasião, o presidente relembrou as antigas instalações, afirmando que Malta deu um salto de qualidade. E finalizou, esperançoso de que o recinto permaneça com o espírito de justiça almejado.
Durante a solenidade, a juíza de direito e diretora do Fórum, Ascione Alencar Linhares, afirmou, em seu discurso, que a nova sede é fruto do dinamismo empreendido pela atual gestão do TJPB. Além disso, ressaltou que “o jurisdicionado pode, agora, contar com uma bela casa de Justiça, além de um Poder Judiciário renovado e modernizado”.
Representando a família do homenageado, discursou seu primo Heron Martins Fernandes, que rememorou momentos da comarca e da vida atuante do jurista que nomeou o Fórum. “Cabe a nós trazermos, aqui, aquele sentimento profundo de gratidão, por parte dos que recebem a honraria”, declarou.
Na sequência, vieram as palavras do chefe de gabinete, Maurício Gomes Wandereley, que falou em nome do prefeito de Malta, Ajácio Gomes Wanderley: “Hoje foi inaugurado um fórum. Amanhã, estaremos inaugurando novos tempos, para que futuras gerações possam agraciar, ainda mais, este belíssimo prédio que agora existe aqui.”
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração desembargadores, promotores, prefeitos, vereadores, advogados, defensores, autoridades eclesiásticas, servidores, familiares do homenageado e civis da comarca.
A solenidade foi marcada, ainda, pela realização de três casamentos ocorridos no local, cujos casais foram os seguintes cidadãos maltenses: Francisco Marques de Sousa Neto e Venina Rebouças Pares; Cássio da Rocha Marques e Maria da Conceição Gomes Marques; Flaviano Lopes Monteiro e Simone Pinheiro Lucena.
Estrutura: De acordo com a Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura do TJPB, são 550 m² e 429 m² referentes ao novo Fórum e ao Depósito Judicial, respectivamente. O primeiro, vai acomodar a Vara Única, o Tribunal do Júri e salas para a Defensoria e Ministério Público estadual. Também foi projetada a “sala E-jus”, para que os advogados, defensores e promotores possam digitalizar seus documentos.
Há, ainda, estacionamento amplo para servidores e público externo, além de um no Depósito Judicial, exclusivo para apreensões de veículos e outros itens de grande porte.
Já segundo o Sistema Integrado de Comarcas Informatizadas (Siscom), Malta detém 973 processos ativos. Deste total, 285 foram distribuídos este ano, sendo 52 só no mês de junho.
Por Gabriela Parente













