Conteúdo Principal
Publicado em: 11/12/2014 - 14h32

Comarca de Sousa promoveu em 2014 várias ações voltadas à celeridade processual

Com mais de 100 servidores públicos e oito magistrados , a Comarca de Sousa vem realizando, ao longo de 2014, ações para dar celeridade processual e melhorar a prestação jurisdicional. O Fórum conta com sete varas, dois juizados e uma turma recursal, encarregada de julgar os recursos de 2º grau dos juizados especiais.

No mês de outubro aconteceu um esforço concentrado na Comarca de Sousa, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais do Tribunal de Justiça da Paraíba. O objetivo foi finalizar os processos que estavam em tramitação no Fórum.

O juiz Philippe Guimarães Padilha, diretor do Fórum de Sousa, explicou que o ano de 2014 foi muito importante para a Comarca. “As ações desenvolvidas buscaram agilizar a conclusão dos processos. Os resultados foram excelentes. Mais de seis mil processos foram baixados devido às atividades especiais realizadas no Fórum”, destacou.

Ainda no mês de outubro, outra ação importante foi desenvolvida pela Vara de Infância e Juventude da Comarca de Sousa. Um curso de preparação para casais que ansiavam a adoção de crianças foi realizado. A formação visou informar os 30 casais participantes sobre os aspectos legais e psicológicos que o processo de adoção gera.

Francineide Nascimento, gerente do Fórum, informa que, fisicamente, a Comarca de Sousa também está evoluindo. “Para 2015, está prevista a conclusão da reforma do Fórum, que atualmente funciona numa sede provisória”, afirmou.

Segundo o juiz Philippe Guimarães, as ações especiais são de extrema importância, pois garantem a eficiência do setor judiciário, fazendo com que recursos repetitivos sejam detectados e mais processos sejam concluídos.

Gecom – com Marayane Ribeiro (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711