Conteúdo Principal
Publicado em: 28/05/2015 - 09h50 Atualizado em: 28/05/2015 - 09h53 Tags: Sesquicentenário de Epitácio

Comemorações do Sesquicentenário de Epitácio Pessoa serão abertas hoje à tarde no TJPB

O ex-presidente teria feito 150 anos de idade no dia 23 de maio passado

TJPB vai comemorar os 150 anos de Epitácio

O Tribunal de Justiça da Paraíba realizará na tarde desta quinta-feira (28) o primeiro de uma série de quatro eventos comemorativos ao 'Sesquicentenário de Epitácio Pessoa”. A solenidade terá início às 16h, com a visita ao Museu e Cripta de Epitácio, localizado no prédio do Palácio da Justiça, seguido de uma palestra a ser proferida pelo historiador Humberto de Melo, no Tribunal Pleno, sob o tema “Epitácio – O estadista”.

O segundo evento ocorrerá no dia 6 de agosto, com uma conferência do ministro Francisco Rezek, com o tema “Epitácio Pessoa – O diplomata e jurista da Corte Internacional de Haia”. A conferência será no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão que tem sido parceiro do TJPB nos trabalhos relacionados ao Sesquicentenário de Epitácio.

A terceira solenidade será no dia 6 de novembro, quando será realizada, às 10h, no TJPB, a palestra com tema “Epitácio Pessoa, o jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal”, a ser proferida pelo ministro Herman Benjamin.

Um concerto com Orquestra Sinfônicas da Paraíba será realizado para fechar as homenagens ao ex-presidente Epitácio Pessoa, bem como encerrar o Ano Judiciário de 2015. Este será o quarto e último evento, previsto para 17 de dezembro, véspera do recesso forense. O concerto ocorrerá no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

O calendário festivo foi formatado a partir de um trabalho conjunto, entre a Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado e a Comissão de Notáveis – esta última constituída pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Cavalcanti, para auxiliar o TJPB a realizar as comemorações dos 150 anos de nascimento de Epitácio.

Além desses eventos, os membros das duas comissões estão programando uma visita à cidade de Umbuzeiro – terra natal de Epitácio Pessoa.

Comissão de Notáveis – Integrada pelo historiador Humberto Mello; Damião Ramos, presidente da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Fundação Casa de José Américo (FCJA); escritor e historiador Evandro Dantas da Nóbrega; presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP), Joaquim Osterne Carneiro; Márcio Roberto Soares, ex-secretário-geral do TJPB; e Marcílio Toscano, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE).

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa – Nascido na cidade de Umbuzeiro, no dia 23 de maio de 1865, na Paraíba, presidiu o Brasil entre 1919 e 1922, sendo o oitavo presidente do governo republicano. O período de governo foi marcado por revoltas militares que acabariam na Revolução de 30, a qual levou Getúlio Vargas ao governo central. Foi o único brasileiro a passar pelos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Ele foi também diplomata, chegando a chefiar delegação brasileira em evento internacional. Morreu em 13 de fevereiro de 1942, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro.

Por Valter Nogueira

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711