Conteúdo Principal
Publicado em: 09/06/2014 - 13h40 Atualizado em: 09/06/2014 - 15h29

Comissão de Cultura e Memória inicia debate sobre a programação dos 150 anos de Epitácio Pessoa

A Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, começou a discutir e elaborar, nesta segunda-feira (9), a programação das comemorações alusivas aos 150 anos de nascimento de Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, que ocorrerá no próximo ano. As honrarias ao Sesquicentenário de Epitácio acontecerão em três etapas ainda a serem definidas pelos membros da Comissão.

Na abertura dos trabalhos, o desembargador Marcos Cavalcanti apresentou algumas propostas para a realização das solenidades, bem como calendário dos eventos e melhoramento do Museu e Cripta de Epitácio Pessoa. Ele também discorreu a respeito da história do ilustre paraibano, que morreu em 13 de fevereiro de 1942, na cidade de Petrópolis -RJ.

Epitácio Pessoa ocupou os cargos mais importantes do País; foi presidente da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). “É o maior de todos os paraibanos e um dos maiores do Brasil. Nunca teve vergonha de falar por todo o país da sua terra natal, a cidade de Umbuzeiro”, disse o presidente.

Do mesmo modo, o também membro da Comissão, desembargador José Ricardo Porto, ressaltou as qualidades jurídica e política dos ex-presidente. “Sem dúvida nenhuma, é o paraibano mais completo que nosso estado projetou. Com a realização dessas homenagens, faremos justiça a Epitácio Pessoa”, afirmou.

Conforme a programação debatida, ocorrerão três palestras abordando a vida do ex-presidente: Epitácio Pessoa – O Jurista e Juiz da Suprema Corte do Brasil; Epitácio Pessoa – O Político e Estadista; e Epitácio Pessoa: O Diplomata e Juiz da Corte Internacional de Haia.

Em cada solenidade, será apresentado um vídeo de 15 minutos, com duas partes; um exibindo as reuniões da Comissão de Cultura e Memória e, outro, sobre o homenageado, conforme o tema da conferência do dia. Também será entregue, na ocasião, uma placa do sesquicentenário de Epitácio Pessoa, a um parente mais próximo, no dia 15 de outubro de 2015.

A reunião contou ainda com participação dos gerentes de Comunicação e Arquitetura do Tribunal, Gilberto Lopes e Marieta Tavares, respectivamente; do responsável do Diário da Justiça, Martinho Sampaio; e do assessor da Presidência, jornalista Evandro da Nóbrega.

Visitação - No final de julho de 2011, o Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, no andar térreo do Tribunal de Justiça, foi reaberto para visitação, após reforma. O local, construído em 1965, no subsolo do Palácio da Justiça, quando do transcurso do centenário de nascimento de Epitácio Pessoa, encontra-se os restos mortais do ex-presidente, bem como de os de sua esposa, Mary Sayão Pessoa.

“Na cripta, a população pode encontrar um grande acervo iconográficos do presidente Epitácio Pessoa, doado por sua família”, assegurou o desembargador Marcos Cavalcanti.

O ex-presidente nasceu na cidade de Umbuzeiro, no dia 23 de maio de 1865. O homenageado, que também foi jurista, presidiu o Brasil entre 1919 e 1922, depois que Rodrigues Alves, eleito em 1918, não tomou posse por motivo de doença. O período de governo foi marcado por revoltas militares que acabariam na Revolução de 30, a qual levou Getúlio Vargas ao governo central.

Foi ainda deputado Federal, pela Paraíba, em duas oportunidades, ministro da Justiça, do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República, senador três vezes, chefe da delegação brasileira junto à Conferência de Versalhes e juiz da então Corte Internacional de Haia.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711