Comissão de Segurança do TJPB decide reforçar proteção a magistrados e a unidades judiciárias
A segurança na unidade judiciária da comarca de Queimadas, bem como na Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de João Pessoa, será reforçada. A decisão foi tomada pelos desembargadores membros da Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça da Paraíba, durante reunião realizada nesta quinta-feia (09).
O presidente da Comissão, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, explicou que, em relação a Queimadas, a medida foi tomada após a Comissão ter tomado conhecimento de possíveis ameaças a uma magistrada local. De acordo com o ofício enviado pela juíza, o fato se deu em virtude da transferência de um preso provisório para a comarca de Santa Rita.
“Já providenciamos uma forte escolta para garantir a proteção da magistrada, na realização de seu trabalho, inclusive na próxima audiência com o citado preso, previsto para acontecer no dia sete de junho”, declarou.
Outro caso que chamou a atenção dos membros da Comissão foi o incidente ocorrido na Vara de Violência Doméstica da Capital, na semana passada, onde um cidadão tentou atingir o ex-marido de sua companheira, com a arma arrebatada do segurança local.
“De imediato, já determinamos o envio de mais seguranças ao local e solicitamos a presença de um posto avançado da Polícia nas redondezas, o que já vai servir para proteção da população geral e inibir este tipo de evento na Vara de Violência Doméstica”, destacou o desembargador. Ele disse também que está sendo providenciado um controle de entrada das pessoas e instalação de detector de metais no local.
O presidente da Comissão revelou que não existem muitos casos de ameaças a juízes paraibanos. “O que há são casos pontuais, mas não chega a ser uma prática de costume em nosso Estado. No entanto, o que tem que ser feito é implantar uma cultura de segurança e prevenção constantes em nosso Estado”, opinou.
A Comissão de Segurança é integrada também pelos desembargadores João Benedito da Silva e Carlos Martins Beltrão filho, ambos membros da Câmara Criminal do TJPB.
Gecom - Gabriela Parente