Conteúdo Principal
Publicado em: 19/06/2023 - 19h16 Tags: Comissão de Segurança, Segurança, Acesso Seguro

Comissão do TJPB debate segurança institucional e avanços do Acesso Seguro

Reunião foi coordenada pelo desembargador Joás
Reunião foi coordenada pelo desembargador Joás

Membros da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça da Paraíba se reuniram, na tarde desta segunda-feira (19), na sede do Anexo Administrativo do Tribunal para tratar sobre as melhorias no Sistema Visit, do Acesso Seguro, a sistematização da detecção dos mandados de prisão, a inclusão do reconhecimento facial no cadastro de visitantes, a Cartilha de Segurança sobre Crimes Cibernéticos, dentre outros assuntos inerentes à instituição.

O encontro de trabalho foi conduzido pelo presidente da Comissão, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que avaliou como mais uma reunião produtiva, destacando os resultados obtidos pelo Acesso Seguro, como o quantitativo de 44 mandados de prisão detectados até o momento.

“Temos procurado avançar nas ações da Comissão, debatendo temas e assuntos relevantes de interesse do Judiciário estadual nesta seara. O Acesso Seguro tem demonstrado sua eficácia, prevenindo e garantindo a segurança de todos e por meio dessas reuniões debatemos propostas para melhorar, cada vez mais, a segurança nas sedes dos Fóruns e dos que integram o TJPB”, realçou o presidente da Comissão.

A juíza auxiliar da Presidência do TJPB e gestora do Acesso Seguro, Michelini Jatobá, esclareceu aos membros da Comissão a respeito da Cartilha de Segurança sobre Crimes Cibernéticos que será disponibilizada, em breve, de forma eletrônica aos magistrados e no site do Tribunal. Ela destacou, também, as melhorias no software de Controle de Acesso “Visit” debatidas na ocasião, como a integração com a ferramenta Business Inteligence (BI), para elaboração de relatórios e análise de dados concernentes à segurança dos Fóruns.

“A Cartilha tem por objetivo orientar ao usuário sobre a prevenção contra os crimes cibernéticos, os quais comumente tomamos conhecimento das ocorrências, podendo acontecer com qualquer pessoa. Além de debatermos os melhoramentos propostos no Acesso Seguro, iniciativa esta, da Comissão, a qual tem surtido significativos resultados, demonstrando importante eficácia na garantia da segurança, não só das unidades, mas, principalmente, dos que atuam e frequentam os Fóruns do Judiciário”, pontuou a magistrada Michelini Jatobá. 

Participaram da reunião os desembargadores Romero Marcelo (coordenador da Infância e Juventude) e Fred Coutinho (de forma virtual), o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Alexandre Trineto, o diretor do Fórum Criminal, juiz Geraldo Porto, o gerente da Segurança Institucional, Coronel Gilberto Moura, o coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, tenente-coronel Álvaro Cavalcante Filho, e o coordenador do Acesso Seguro, Jardel Filho.

O Acesso Seguro integra o Planejamento Estratégico do TJPB e tem por referência a Resolução nº 435/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, e a Resolução nº 11/2017 do TJPB, a qual estabelece normas de segurança para ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios do Poder Judiciário estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711