Conteúdo Principal
Publicado em: 20/06/2024 - 15h49 Atualizado em: 20/06/2024 - 17h14 Tags: Gevid; Aemp; idosos; donativos; Santa Rita

Comitê de Atenção às Pessoas Idosas do TJPB entrega doações em Santa Rita

Imagem da entrega de donativos
A iniciativa contou com o apoio da Aemp

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Comitê para a Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas Idosas - coordenado pelo desembargador João Batista Barbosa -, fez a entrega de donativos à Casa do Ancião Maria Ribeiro de Lima, no município de Santa Rita, nesta quinta-feira (20). A iniciativa faz parte da programação do Judiciário estadual alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa - 15 de junho - e contou com a parceria da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp).

As mais de 70 pessoas atendidas pela instituição receberam calçados, vestimentas, acessórios para beleza e produtos de higiene pessoal dos membros do Comitê. A juíza Lua Yamaoka, auxiliar da Presidência do TJPB e coordenadora adjunta do Comitê para a Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas Idosas, explicou que todos os itens doados foram escolhidos pelos próprios beneficiados.

Imagem da juíza Lua Yamaoka
Juíza Lua Yamaoka, coordenadora adjunta do Comitê

“O Comitê envidou esforços para conseguir esses donativos. Nós estamos conhecendo as instituições para manter esse contato para que seja sempre constante nossa doação. Como essa Casa já foi visitada no ano passado, alguns pedidos como chinelos, adereços para as mulheres, as senhoras pediram tiaras e pulseiras, então providenciamos esses acessórios e os homens precisavam de bermudas, alguns senhores pediram bonés e, aí, a gente arrecadou e trouxe, conforme o pedido deles, nessa ação do Comitê para desenvolver essas políticas assistenciais à pessoa idosa”, pontuou.

Para a diretora e fundadora da Casa do Ancião Maria Ribeiro de Lima, Lúcia Costa de Albuquerque, as doações são de extrema importância para a manutenção da entidade. Ela acrescentou que, além disso, a presença da equipe ajudou a quebrar a rotina e levou muita alegria para todos que vivem no local.

“Eles ficam muito felizes, muito felizes, porque quando eles pedem e recebem, realizam um sonho. E as doações ajudam muito no dia a dia. O que vem é muito bem-vindo. Eles estão felicíssimos hoje e eu também”, falou.

Imagem de pessoas idosas fazendo exercícios
A Gevid levou uma equipe multidisciplinar para atender os idosos

Promoção à saúde - No local também houve uma ação de promoção à saúde realizada pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), do TJPB, que esteve presente com uma equipe multidisciplinar para atender a todos com aferição de pressão arterial, ginástica laboral, dinâmica de alongamento, auriculoterapia, massagem, fisioterapia e orientação à saúde. A gerente da Gevid, Valéria Beltrão, enfatizou a importância da ação humanitária.

“Viemos proporcionar uma manhã diferente para eles, além de dar um suporte na questão da saúde com a aferição de pressão, a parte da auriculoterapia também, de acordo com a avaliação da fisioterapeuta que faz a parte da auriculoterapia, proporcionar um momento para relaxar, para a dinâmica de alongamento, para trazer um pouco mais de leveza e felicidade para essa turma tão especial”, destacou.

15 de junho - A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater a violência, os maus-tratos e os homicídios contra os idosos.

Comitê - O TJPB, com base na Resolução nº 520/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  instituiu, por meio do Ato da Presidência nº 13/2024, o Comitê para a Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas Idosas no Poder Judiciário estadual.

 

Por Nice Almeida

 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611