Conteúdo Principal
Publicado em: 01/08/2022 - 18h58 Atualizado em: 01/08/2022 - 19h13 Tags: paridade, participação feminina

Comitê de Incentivo à Participação Feminina do TJPB delibera em ações para a promoção da igualdade de gêneros

-

Sob a condução da Vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, o Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do Poder Judiciário estadual realizou, na tarde desta segunda-feira (1º), a 5ª reunião ordinária. Dentre os temas tratados, aprovaram a confecção de banner do banco Repositório online para cadastramento de dados de mulheres juristas com expertise, que terá ampla divulgação na home do site do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A Desembargadora Maria das Graças, durante o encontro de trabalho, destacou o apoio e prestígio que o Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides, tem dado à equidade no Poder Judiciário paraibano. A presidente do Comitê pontuou, ainda, as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo órgão em prol da paridade entre homens e mulheres que fazem a Justiça estadual.

“Incentivar e monitorar as ações, visando a participação feminina no âmbito do Poder Judiciário estadual, é um dos objetivos de nossa missão. Estamos avançando no cumprimento das pautas”, ressaltou a Desembargadora Maria das Graças.

A auxiliar da Vice-Presidência e membro do Comitê, juíza Michelini Jatobá, considerou como positivo e proveitoso o encontro, realçando, a existência de um esboço da minuta do normativo, o qual regerá as atividades desenvolvidas pelo Comitê. 

“No nosso próximo encontro avaliaremos o texto da minuta do normativo, a fim de estabelecermos uma política de incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário da Paraíba, demonstrando que o Comitê vem avançando em suas ações para a concretização dos seus objetivos, amparados nas Resoluções do Conselho Nacional de Justiça, que tratam do tema”, enfatizou a magistrada Michelini Jatobá.

Participaram, também, as servidoras Áurea Amélia Lima de Oliveira Vale, Isabel Cristina Rocha e servidor Júlio de Medeiros Paiva.

Acesso – O Repositório Online de Mulheres Juristas é utilizado como ferramenta para cadastramento de dados de mulheres juristas com expertise nas diferentes áreas do Direito. O mecanismo foi criado para os fins de utilização nas ações concernentes à Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário e pode ser acessado por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAFb1ZDgLckKw-AO3AcReJNHbLIMUjmrBwp_ZSNbFRBfwbLg/viewform.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611