Comitê entrega requerimento à AMPB por maior representatividade feminina em cargos de comando
Integrantes do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário do Estado da Paraíba entregaram, na tarde desta terça-feira (9), um requerimento à Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), solicitando a criação de um departamento específico, voltado à valorização e ao aumento da participação das mulheres em cargos de liderança no Judiciário estadual.
A entrega foi realizada pela presidente do Comitê, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão. A magistrada destacou que a proposta visa promover a equidade de gênero em diversas esferas institucionais, como na composição de mesas de eventos, na seleção de palestrantes, no desenvolvimento de projetos e, sobretudo, nos cargos de comando — ainda predominantemente ocupados por homens.
“Enquanto Comitê, buscamos que as mulheres sejam mais ouvidas e tenham participação efetiva nos cargos de liderança, afinal somos maioria da população. Por isso, incentivamos a criação de um segmento na AMPB que adote este olhar para a valorização da mulher na magistratura”, afirmou a desembargadora.
O presidente da AMPB, juiz Alexandre Trineto, reconheceu a importância da pauta e garantiu o compromisso da entidade com o fortalecimento da presença feminina em cargos diretivos. Segundo ele, a atual gestão já tem adotado medidas nesse sentido.
“Hoje temos duas vice-presidentes mulheres e todo o Conselho Fiscal da AMPB é composto por magistradas. Essa é uma luta legítima das mulheres e que conta com nosso apoio, além do respaldo da Presidência do TJPB e de toda a magistratura”, destacou Trineto.
A reunião contou com a presença da desembargadora Ana Carla Lopes, das juízas integrantes do Comitê Isa Mônia Paiva, Candice Queiroga, Ana Amélia Câmara e Israela Pontes, além da servidora Virgínia Pereira.
Representando a AMPB, participaram ainda o juiz Gilberto de Medeiros e as magistradas Graziela Queiroga e Bárbara Botoluzzi.
Por Gabriela Parente
Fotos: Ednaldo Araújo












