Complexo Judiciário da Infância e da Juventude de Campina será instalado nesta sexta-feira
O novo Complexo Judiciário da Infância e da Juventude “Irmã Maria Aldete do Menino Jesus” vai funcionar no prédio da antiga Faculdade de Serviço Social daquela cidade, um espaço amplo e com boas acomodações localizado na rua Antônio Guedes de Andrade, 114, no Bairro de Catolé, nas imediações do Parque da Criança.
De acordo com a magistrada esse é um grande marco para a cidade de Campina Grande. “Porque Campina vai ser a primeira comarca contemplada com um complexo desse porte, que vai atender as necessidades de uma Vara da Infância”, disse.
Ela lembra que o Complexo Judiciário terá salas para equipes multidisciplinares, com psicólogos e assistentes sociais. Também os espaços kids, uma brinquedoteca e uma sala de escuta especial, além de outros equipamentos inerentes ao acolhimento de jovens e adolescentes. “O objetivo do Complexo é proporcionar melhor e maior capacidade de atendimento às crianças e jovens em situação de risco”, afirmou a magistrada.
Segundo a juíza, a sala especial Complexo Judiciário é destinada a criança vítima de violência, uma sala preparada para acolher aquelas que têm dificuldade de falar depois que sofrem agressões. “Elas vão ficar bem a vontade, é um espaço lúdico!”, comentou.
Outra novidade, é que Campina Grande com a instalação do Complexo Judiciário, lembra a magistrada, poderá ganhar mais uma Vara da Infância e da Juventude.
Irmã Aldete - A escolha da denominação é em decorrência do trabalho desenvolvido em Campina Grande pela irmã em favor do amparo e assistência aos menos favorecidos. A irmã Maria Aldete nasceu no interior do Ceará, na Fazenda Córrego Fundo, e já aos 14 anos descobriu sua vocação religiosa ao ingressar no noviciado da Ordem das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, em Salvador, ordenando-se freira em dezembro de 1932.
Após sua passagem por diversas cidades, o destino acabou por conduzi-la a Campina Grande, onde passou a devotar todas as suas forças na condução da Casa da Criança Dr. João Moura.
Gecom - Kubitschek Pinheiro




