Conteúdo Principal
Publicado em: 20/11/2018 - 09h40 Tags: Conhecendo o Judiciário

Conhecendo o Judiciário reúne 29 estudantes de períodos diferentes da Faculdade Maurício de Nassau

Alunos do 2º, 4º, 7º, 8º e 10º períodos do Curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau participaram da antepenúltima edição do Projeto ‘Conhecendo o Judiciário’ de 2018, na tarde dessa segunda-feira (19). Os 29 estudantes estavam acompanhados do advogado do Núcleo de Prática Jurídica, Tadeu Villarin, e do coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, professor Alberto Laurindo. Eles foram recepcionados pelo idealizador e coordenador do projeto, desembargador Leandro dos Santos, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno.

O professor Tadeu Villarim ressaltou que essa experiência que o TJ oferece, através do projeto, tem incentivado bastante os alunos a conhecerem, na prática, formas diversas de aprendizado sobre o judiciário paraibano. “Muitas das informações que o desembargador Leandro abordou, em sua palestra, eles só possuiriam quando encerrassem a graduação e estivessem na prática. Por isso, é muito interessante que os estudantes saiam daqui com esse valioso conhecimento”, afirmou.

Já o aluno Marcos Silvestre disse que, mesmo já tendo ouvido falar do projeto, nunca tinha participado tão ativamente quanto hoje. “A ação é bastante enriquecedora. Muitas vezes, ficamos sem noção de como as coisas acontecem no Poder Judiciário, e o projeto nos dá essa visão ampla e exata. Por isso, considero que a iniciativa deveria ser copiada por outros tribunais de justiça do país”, opinou o estudante.

“É uma grande oportunidade para vivenciarmos o funcionamento, na prática, do Tribunal de Justiça, o que não é visto em sala de aula. Nesse encontro, tivemos uma noção diversificada”, entendeu a estudante Paula Yana Leite Pereira.

O desembargador explicou quantos são e o que fazem os desembargadores. Aproveitou para exibir a Galeria dos ex-presidentes do Tribunal de Justiça da Paraíba, ao longo de seus 127 anos de história. Entre outros pontos, destacou a presença de um único negro a presidir a Corte de Justiça.

Por Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611