“Conhecendo o Judiciário” será lançado oficialmente no dia 14 de junho em Campina Grande
O “Conhecendo o Judiciário” terá o lançamento oficial no dia 14 de junho, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum Afonso Campos, em Campina Grande. Será um lançamento simples e informal, “porque essa é a ideia do projeto”, segundo explicou o desembargador Leandro dos Santos, autor da iniciativa. Com essa perspectiva, um “bate papo democrático” com os alunos presentes vai marcar o evento.
Realizado de forma experimental durante três meses, o projeto reuniu subsídios para ser executado da maneira que permita maior proximidade com a sociedade. De acordo com o desembargador Leandro dos Santos, os resultados têm sido muito promissores e a “receptividade tem sido excelente”.
Mais de 200 pessoas visitaram a Justiça estadual em todas as esferas. Com o lançamento oficial, o projeto será “incrementado” e otimizado para ampliar o alcance e atingir o objetivo que foi traçado desde o início: integrar o Judiciário à sociedade.
O desembargador Leandro informou, ainda, que será criado um link no site do Tribunal de Justiça para que as escolas interessadas possam se inscrever. “Conforme a demanda, vamos elaborar um calendário para essas visitas, seja para o projeto ir à escola ou a escola vir ao TJPB”.
As tardes das quintas-feira foram selecionadas para atender as visitas. Com essa iniciativa, espera-se, efetivamente, trazer a população ao Judiciário para que as pessoas possam saber que o Judiciário presta relevantes serviços no aspecto social.
“Muitas vezes, as pessoas pensam que o Judiciário é só o processo criminal, é só prender, é só condenar. E o Judiciário é muito mais do que isso. As ações que versam sobre a defesa da cidadania são mais preponderantes e é isso que a gente quer transparecer para esse jovens”, acrescentou Leandro dos Santos.
Encerrando-se os ciclos escolares e universitários, outros segmentos da sociedade serão atendidos, como as associações de amigos de bairro. O projeto segue, assim, até o final da gestão da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, incentivadora da ação. Na conclusão, será elaborado um relatório estatístico com os benefícios que toda essa ideia trouxe para o Judiciário, e que vai servir para todas as gestões, conforme acrescentou o desembargador.
Gecom – Gabriella Guedes



