Conteúdo Principal
Publicado em: 05/05/2016 - 16h59 Tags: Turmas Recursais

Convocados os juízes que participarão provisoriamente das Turmas Recursais do Estado

Juiz Alexandre Targino atuará na 2ª Turma Recursal da Capital

Foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico, nos dias 3 e 4 deste mês, as Portarias da Presidência nºs 774, 775, e 776, de 29 de abril de 2016, designando magistrados que irão compor as 1ª e 2ª Turmas Recursais da Comarca de João Pessoa e a Turma Recursal da Comarca de Campina Grande.

Participarão da 1ª Turma Recursal da Comarca da Capital os juízes José Herbert Luna Lisboa, Josivaldo Félix de Oliveira e João Batista de Vasconcelos. Já os membros da 2ª Turma são os juízes Alexandre Targino Gomes Falcão, José Ferreira Ramos Júnior e Carlos Antônio Sarmento. Da Comarca de Campina Grande foram designados os magistrados Bartolomeu Correia L. Filho, Fábio José de Oliveira Araújo e Giovanni Magalhães.

As Turmas Recursais vão funcionar agora em caráter permanente e exclusivo. Anteriormente, os juízes que participavam de Turmas Recursais pelo período de dois anos também pertenciam a suas varas específicas, dividindo assim o seu tempo e dedicação as duas funções. “Com o acúmulo de funções o rendimento dos julgamentos não é tão bom quanto deveria ser. Com a dedicação exclusiva, se espera que o serviço melhore e funcione com mais rapidez”, explicou Alexandre Targino.

Os juízes convocados, pelas Portarias nº 774, 775 e 776, para integrar as Turmas Recursais ainda não são os que atuarão de forma permanente. Os magistrados interessados deverão pedir remoção das suas Varas específicas e se inscrever para participar da Turma Recursal que deseja ingressar.

Juiz Fábio Oliveira convocado para a Turma Recursal de Campina

Além da rapidez no julgamento dos processos, outro benefício da modificação das Turmas Recursais é a estabilização da jurisprudência, já que os juízes não serão trocados após o período de dois anos. “Com a criação destas Turmas Recursais teremos um posicionamento mais sólido a respeito das decisões”, ressaltou o juíz Fábio Araújo, um dos membros convocados para a Turma Recursal da Comarca de Campina Grande.

A criação destas novas Turmas trará mais rapidez ao julgamento dos processos. “O juiz sendo permanente fará com que o número de sessões aumente. Antes só era possível realizar uma sessão por semana, e agora poderão ser realizadas todos os dias”, como explicou o juiz o Josivaldo Félix de Oliveira, da 2º Turma da Comarca da Capital.

Mudança – Existiam nove Turmas Recursais no Estado da Paraíba (3 na Comarca de João Pessoa, 3 em Campina Grande, 1 em Guarabira, 1 em Patos e 1 em Sousa), e agora passarão a existir apenas três em todo o Estado.

Amyrane Alves (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611