Conteúdo Principal
Publicado em: 03/05/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

CRM entrega ao Tribunal de Justiça relatório sobre a situação da saúde pública do Estado

O vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Leôncio Teixeira Câmara, recebeu, na manhã desta terça-feira (3), das mãos do presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba – CRM-PB, João Gonçalves de Medeiros Filho, um relatório sobre a situação da saúde pública do Estado. O documento, elaborado pelo Conselho, foi entregue com a apresentação de sugestões de caráter emergencial. Acompanharam o presidente o diretor de fiscalização Eurípedes Sebastião Mendonça de Souza e o tesoureiro Fernando Serrano.

No documento o CRM registra levantamentos feitos nos municípios de Guarabira, Patos, Campina Grande e João Pessoa. Entre as sugestões apresentadas com a finalidade de minimizar os problemas levantados os médicos apontam que o poder público deveria contratar leitos na iniciativa privada para reduzir a superlotação, enquanto outras medidas sejam adotadas, como a reativação da urgência do Hospital Santa Isabel. Eles apontam ainda a necessidade da construção de novos hospitais e o aumento do número de leitos, bem como priorizar os recursos humanos, proporcionando condições de trabalho e remuneração digna.

O desembargador Leôncio Teixeira Câmara, na condição de vice-presidente, já que o atual presidente do TJ, desembargador Abraham Lincoln, encontrava-se cumprindo agenda fora do Tribunal, mostrou-se preocupado com o quadro apresentado e disse que, diante das circunstâncias, a Justiça só poderia se manifestar com a provocação das partes interessadas. “Ficamos sensibilizados com a situação, que preocupa todo e qualquer cidadão, no entanto, para que o Judiciário possa analisar as medidas legais cabíveis, se faz necessária a provocação”. Observou ele.

O relatório do CRM-PB destaca os principais problemas na saúde do Estado, a partir da falta de recursos humanos em várias especialidades, do SAMU, manutenção preventiva e corretiva, de maternidades, superlotação e fechamentos de unidades emergênciais.

Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611