Curso executa Meta 16 do CNJ ao orientar gestores no TJPB sobre controle interno e gerenciamento de riscos no setor público
“Todos os setores do Tribunal que trabalham com recursos financeiros estão participando deste curso, que considero de grande importância para nossa gestão. Por outro lado, com essa iniciativa, estamos em consonância com a Meta 16 do Conselho Nacional de Justiça”, disse a desembargadora. Essa meta visa fortalecer as áreas de controle interno e combater o desperdício de dinheiro público, como também estabelecer ações preventivas a eventuais atos de improbidade que possam ser cometidos no Poder Judiciário.
O curso é promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoa do TJPB. “O foco é o fortalecimento de gestão em todas as frentes da administração do Tribunal de Justiça. Estão envolvidos trinta e cinco servidores que têm acesso ao fluxo financeiro do Judiciário estadual”, explicou o diretor Einstein Roosevelt Leite.
O professor convidado pelo Tribunal é o auditor federal do Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Alves de Carvalho Neto, e a contratação do palestrante foi feita com a Escola Nacional do Governo, que tem larga experiência na capacitação e treinamento humano no setor público.
“Durante os dois dias de curso, vamos abordar temas como a governança e seus controles internos, estratégias para a implementação de uma estrutura de controle interno eficaz, a Meta 16 do CNJ e as principais decisões normativas do Tribunal de Contas da União”, adiantou Antônio Alves de Carvalho Neto.
Por Fernando Patriota




