Conteúdo Principal
Publicado em: 19/05/2016 - 11h37

Curso ‘Inteligência Policial e Tiro Defensivo’ para juízes continua nesta quinta e sexta

O curso ‘Inteligência Policial e Tiro Defensivo’ para magistrados do Primeiro Grau do Estado continua nesta quinta (19) e sexta-feira (20) na Academia de Polícia da Paraíba (Acadepol), no bairro de Jacarapé, em João Pessoa. Essa é a segunda turma do curso de aperfeiçoamento na área policial para magistrados do Judiciário paraibano.

O evento, com carga horária de 40 horas-aula, é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), para fins de vitaliciamento e promoção por merecimento dos juízes. O curso é uma parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Escola Superior da Magistratura (Esma), e o Governo do Estado/Secretaria de Segurança Pública, por meio da Acadepol.

Para a juíza do 4º Juizado Especial Cível da Capital, Silmary Alves de Queiroga Vita, o curso é de extrema importância para que haja um maior diálogo entre a Polícia Civil e o Judiciário, permitindo que exista maior compreensão pelos magistrados das técnicas de investigação e maior colaboração entre a fase de investigação e de julgamento, pois uma fase depende da outra para a concretização da aplicação da lei penal.

“A interação entre a magistratura e a Polícia Civil é necessária e imprescindível para que haja excelência na condução dos inquéritos e que sejam mantidas as garantias dos cidadãos nas fases de investigação e ação penal”, ressaltou a magistrada, que está participando do treinamento.

Quanto à realização de uma terceira turma, devido ao grande número de inscritos para o curso, o diretor-adjunto da Esma, juiz Ricardo Vital, ressaltou que a instituição de ensino pretende no segundo semestre do ano abrir novas inscrições.

Nesta quinta, os magistrados terão aulas teóricas de fundamentos de disparo com alvo único, empunhadura, técnicas de saque e em alvo duplo, dentre outros. Já na sexta-feira, serão treinamentos de tiros embarcado em veículo e sentando em mesa de restaurante e/ou bar, além de deslocamento.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711