Conteúdo Principal
Publicado em: 18/02/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Curso prepara casais habilitados para o processo de adoção no Estado

Preparar, refletir e discutir com casais sobre as questões que envolvem a adoção. Esse foi um dos objetivos principais do Curso Preparatório Obrigatório sobre Adoção, realizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da 1ª  Vara da Infância e da Juventude da comarca da Capital. O evento reuniu cerca de 91 pessoas e aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), no auditório “Ministro Alcides Vieira Carneiro”,no 2º Andar do Tribunal.

A psicanalista e psicóloga Ivone de Barros Vita expôs para os participantes, na maioria candidados habilitados para a adoção (casais, solteiros, viúvos e divorciados), toda a problemática envolvendo essa prática, como por exemplo, os fatores que interferem diretamente na adoção.

A palestrante abordou questões relativas a motivações, às relações de vínculo e, também, às inquietações dos pais sobre o processo, além dos requisitos indispensáveis para que a adoção ocorra de  forma satisfatória,  como o tempo para o amadurecimento da idéia e a preparação do ambiente familiar. “É preciso que as famílias acolham a própria história da criança e dos pais que não puderam gerar filhos”, salientou.

A psicóloga considerou importante a iniciativa da Vara da Infância em realizar o evento, como forma de esclarecimento aos candidados habilitados à adoção. “Cuidar da adoção significa que você pode garantir que as crianças possam ter uma maior grau de desenvolvimento, de felicidade e de afetividade, se desde cedo, os pais começarem a enfrentar a temática com mais facilidade e sem adentrar na questão do preconceito”,  ressaltou.

A palestra, seguida de debate contou com a participação da Assistente Social Ana Francisca Paraguai e da psicóloga Fátima Cananéa, ambas ligadas a 1ª Vara da Infância e da Juventude da comarca da Capital.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611