Curso sobre o uso do “Bacen Jud”será iniciado na próxima semana
Visando dar maior celeridade e eficiência à prestação jurisdicional, o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais, vai promover um treinamento sobre o manuseio do “Bacen Jud”. Os magistrados de todas as unidades judiciárias do Estado serão o público-alvo.
No dia 25 de fevereiro (quinta-feira), participam do encontro os juízes das comarcas de João Pessoa e Campina Grande. No dia 26 (sexta-feira), será a vez dos magistrados das demais comarcas. A reunião acontecerá no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, no Complexo Judiciário do Altiplano Cabo Branco, sempre das 8h às 18hs.
De acordo com a Coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, a indicação dos assessores deverá ser feita junto à coordenadoria, por meio dos telefones (83) 3216-1422, 3216-1803, 3216-1541.
O Sistema
Quatro facilitadores do Banco do Brasil são os responsáveis pela transmissão das informações. De acordo com o Banco Central, o juiz de Direito, de posse de um senha, previamente cadastrada, preenche um formulário na Internet, solicitando as informações necessárias ao processo. O Bacen Jud, então, repassa, automaticamente, as ordens judiciais para os bancos, diminuindo o tempo de tramitação.
O 'Bacen Jud' é um sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituição bancárias, para agilizar a solicitação de informações e o envio de ordens judiciais ao Sistema Financeiro Nacional, via Internet.
Por Clélia Toscano
_3.jpg)



