Conteúdo Principal
Publicado em: 16/01/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Dentro do Plano Cultural da Presidência do TJ-PB, ESMA lança mais recente livro do escritor Joacil de Britto Pereira

 


por Evandro da Nóbrega,<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>


coordenador de Comunicação


Social do Judiciário paraibano


 


 


Dentro do Plano Cultural da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, o escritor e acadêmico Joacil de Brito Pereira lançou, nesta quinta-feira, 15 de janeiro, no Auditório “Desembargador Sebastião Sinval Fernandes” da Escola Superior da Magistratura (ESMA), seu mais recente livro, intitulado Temas de Direito e Ciências afins.


 


A solenidade foi presidida pelo desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, presidente em exercício do TJ-PB, como substituto legal do desembargador-presidente efetivo, Antônio de Pádua Lima Montenegro.


 


MESA DOS TRABALHOS


Além deste magistrado, assentaram-se à mesa dos trabalhos o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Eithel Santiago de Britto Pereira; a coordenadora administrativa da ESMA, professora Ângela Bezerra de Castro, representando o diretor da Escola, desembargador Antônio Carlos Coelho da Franca; o presidente da Academia Paraibana de Letras, economista Juarez Farias; o presidente da União Brasileira de Escritores, seção da Paraíba, Ricardo Tadeu Feitosa Bezerra; o historiador e juiz de Direito aposentado Humberto Cavalcanti de Mello (que fez a apresentação da obra); e o próprio Autor, Dr. Joacil.


 


"Esta é a primeira obra que lanço dentro de um plano geral, para registrar minha atividade intelectual", afirmou em seu discurso o escritor Joacil de Britto Pereira. Revelou que seu projeto inicial era de lançar o livro em meados de agosto do ano passado, "mas forcejei por esperar o retorno à Paraíba do eminente desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, que havia me prometido incluir este evento na programação cultural de sua gestão”.


 


À ESPERA DO RETORNO


O Autor da obra acrescentou haver aguardado que o desembargador Antônio de Pádua se recuperasse totalmente de seu recente problema de saúde, retornando de São Paulo, SP, a fim de lançar seu mais recente livro em João Pessoa. "Ele, porém, conforme me disse, recomendou a seu substituto legal, o desembargador Genésio Gomes Pereira, vice-presidente de nossa Corte de Justiça no exercício de sua Presidência, que preparasse e presidisse esta sessão solene, que ora se realiza sob a sua magna direção".


 


Já o historiador Humberto de Mello, ao fazer uso da palavra, para apresentar o livro, destacou que "a presente obra constitui uma síntese do jurista Joacil de Britto Pereira", destacando igualmente que "transita ele com autoridade e profundeza sobre os mais diversos campos do conhecimento jurídico".


 


PARA RODRIGO TOSCANO DE BRITO


O advogado Rodrigo Toscano de Brito, professor de Direito Civil da UFPB e doutor na mesma disciplina pela PUC-SP, escreveu a orelha do livro e afirmou que "Joacil é um autor atual para cada momento do seu tempo, conectado com o que houve de novo em cada época e com o que há de novo neste exato momento histórico". Segundo o Dr. Rodrigo, “Joacil é ainda um homem que se comunica com emoção, porque entusiasmado pela vida e consentâneo com seu tempo”.


 


Quem cobriu este lançamento para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano foi o jornalista Lenilson Guedes, que acrescenta: bastante prestigiada, a solenidade de lançamento do livro Temas de Direito e Ciências afins contou com a presença de várias autoridades, dentre as quais as dos desembargadores aposentados Miguel Levino de Oliveira Ramos, Rivando Bezerra Cavalcanti, João Antônio de Moura e José Martinho Lisboa; o Dr. Germano Toscano, presidente da Anoreg-PB; o deputado federal Wilson Braga; o conselheiro Fábio Nogueira; o juiz-diretor do Fórum Cível, Dr. Herbert Luna Lisboa; o Dr. José Mário Porto, presidente da OAB-PB; o Dr. Ricardo Moreira, assessor da Procuradoria do município de João Pessoa; o empresário Roberto Cavalcanti; e o Dr. Márcio Roberto Soares Ferreira, secretário da Presidência do TJ-PB.


 


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611