Desembargador Fred Coutinho participa de reunião para implantação do modelo de gestão em gabinetes
Os desembargadores Fred Coutinho e José Ricardo Porto, do Tribunal de Justiça da Paraíba, foram indicados pelo presidente da Corte paraibana, Luiz Silvio Ramalho Júnior, para implementarem um novo modelo de gestão em seus gabinetes. Esta implantação será coordenada por consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que, em reunião realizada nesta quinta-feira (14), apresentaram ao desembargador Fred e a dois de seus assessores, alguns tópicos referentes ao desenvolvimento do projeto. O objetivo é que estes gabinetes funcionem como irradiadores do modelo para os demais.
Durante a reunião, foram apresentadas, ainda, as etapas a serem desenvolvidas neste processo, como a elaboração de um plano de trabalho; identificação, junto às unidades, das informações fundamentais para elaboração do modelo; escolha das melhores práticas para as atividades selecionadas; elaboração dos documentos normativos e treinamento das equipes.
Na ocasião, o desembargador Fred Coutinho aproveitou para contar as modificações já implementadas em seu gabinete, que garantiram a otimização dos trabalhos e a redução do número de processos, que chegou a zero, no mês de agosto, conforme certidão expedida, naquela data, pela Secretaria Geral do TJ. Dentre suas estratégias, ele ressaltou as mudanças no sistema de arquivamento, o estabelecimento de metas e a valorização do servidor.
“Faço uma avaliação positiva desta ação que visa racionalizar e otimizar todo o trabalho que é feito no Poder Judiciário do Estado da Paraíba”, disse o desembargador. Ele acrescentou que toda a sua equipe está disposta a colaborar com a implantação de um gabinete modelo. “Estamos abertos a qualquer sugestão que implique no aperfeiçoamento dos trabalhos forenses”, falou.
Por Gabriela Parente