Conteúdo Principal
Publicado em: 10/03/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Desembargador Genésio Gomes Pereira Filho assume a Presidência do TRE

O desembargador Genésio Gomes Pereira Filho é o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). “O nosso objetivo é de que a Justiça Eleitoral se desenvolva cada vez mais, não apenas para processar votos. É imprescindível, sobretudo, o desenvolvimento em favor da educação cívica e política do povo”, ressaltou o novo presidente, em seu discurso de posse.

A solenidade aconteceu no final na tarde dessa terça-feira (8) na sede da Corte Eleitoral paraibana. Na oportunidade, o presidente deu posse aos demais membros da nova  Mesa Diretora. Como vice-presidente, assumiu o desembargador Manoel Soares Monteiro e, no cargo de corregedor Regional Eleitoral, o juiz Carlos Neves da Franca Neto.

Os novos membros, após tomarem posse, fizeram a leitura do termo de compromisso e foram saudados pelo juiz Carlos Antônio Sarmento, membro da Corte Especializada. “Sabemos quanto tem sido devastador, o papel que é representar a Justiça Eleitoral no País, em particular, no nosso Estado. A principal finalidade é propiciar aos cidadãos eleitores o voto livre e consciente, bem como, a igualdade de condições no ingresso aos mandatos públicos eletivos, frente a uma realidade nada ou, timidamente, incoerente  para com um Estado que se proclama democrático e de direito”, ressaltou o juiz.  

O procurador Regional Eleitoral, Werton Magalhães Costa, falou em nome do Ministério Público Federal Eleitoral. “E mais do que certo que os membros da nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Eleitoral, que terão uma  papel essencial nas eleições deste ano, são detentores de uma qualidade exemplar”, afirmou o procurador.

Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil – Secional Paraíba (OAB-PB), falou o advogado Caius  Marcelus. Saudando a nova mesa diretora do TRE, ele enfatizou a importância da Justiça Eleitoral que tem, nos últimos anos, dado efetiva contribuição para a transparência e o fortalecimento da democracia brasileira, principalmente, pela interpretação da legislação eleitoral e sua rigorosa aplicação.

“A Justiça Eleitoral está consolidada em nosso País para ser protagonista da melhoria dos padrões políticos e do amadurecimento dos processos eleitorais. Ela tem o papel de assegurar a lisura do processo de escolha dos representantes, tornando-se uma Corte de especial relevância por ter como objetivo fundamental a defesa jurídica do maior bem do homem livre que é a democracia”, afirmou o advogado  Caius Marcelus.

Participaram da solenidade de posse o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba,  desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, o governador José Targino Maranhão, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, o arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo  Pagotto, desembargadores, juízes, deputados, vereadores, amigos e familiares dos empossados.

Resumo da Atuação Profissional- Nascido em Cabedelo-PB, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB e membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Nas décadas de 70 e 80 foi juiz de direito das comarcas de Conceição, Queimadas, Itaporanga, Areia e Campina Grande/PB. Juiz-corregedor nos períodos de 1983 a 1984; 1987 a 1988; 1991 a 1994. Exerceu, ainda, o cargo de juiz de direito como substituto nas comarcas de Conceição, Itaporanga, Boqueirão, Aroeiras, Esperança, Alagoa Grande, Cuité e Cabedelo.

Por Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611