Conteúdo Principal
Publicado em: 21/10/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Desembargador José Di Lorenzo Serpa abre Seminário e Treinamento sobre Gestão Documental, Arquivo e Memória do Judiciário

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


por Evandro da Nóbrega,


coordenador de Comunicação


Social do Judiciário paraibano


 


 


Teve início às 9 h da manhã desta terça-feira, dia 21 de outubro, o Seminário de Gestão Documental que está sendo realizado em João Pessoa pelo Tribunal de Justiça do Estado, com apoio da Universidade Federal da Paraíba e da Fundação Casa de José Américo.


 


O importante Seminário aborda o tema “Arquivo e Memória do Poder Judiciário" e é implementado pela Comissão de Avaliação de Documentos do Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceria com a FCJA e com UFPB, por intermédio da PRAC (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários).


 


Este evento, que se estenderá até 11 de dezembro próximo, realiza-se, especialmente, no Auditório do Fórum Cível “Mário Moacyr Porto”, da Comarca da Capital. Durante todo o Seminário, realizar-se-á simultaneamente um Treinamento especial sobre a aplicação do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade de Documentos de interesse da Justiça paraibana.


 


DESEMBARGADOR SERPA


O Seminário foi aberto pelo desembargador José Di Lorenzo Serpa, representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro. O desembargador Serpa também é presidente da Comissão de Avaliação de Documentos, que até agora tem sido provisória, mas que, brevemente, passará a ser uma das Comissões Permanentes do TJ-PB, por proposta do desembargador-presidente e decisão do Tribunal Pleno.


 


No início de seu pronunciamento inaugural, o desembargador Serpa elogiou a iniciativa do desembargador Antônio de Pádua em oferecer ao funcionalismo do Judiciário esta nova oportunidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades, por intermédio de um Seminário e de um Treinamento.


 


PRESERVANDO A MEMÓRIA


O desembargador Serpa tem certeza de que os servidores do TJ-PB se sentem estimulados com as duas promoções. E disse também sentir-se honrado em fazer parte da Comissão da Avaliação de Documentos, da qual é presidente.


 


"É importante que o Tribunal disponha de seus arquivos sob forma organizada e metódica, para que a  nossa memória seja para sempre preservada", disse o desembargador José Di Lorenzo Serpa.


 


OUTRAS AUTORIDADES


A Comissão é ainda integrada pelas Dras. Eliete Lisboa dos Santos (secretária); Irene Rodrigues da Silva Fernandes (coordenadora do evento); Laura Helena Baracuhy Amorim; Therezinha Gloriete Pimentel Rodrigues e Zeluíza da Silva Formiga Brandão (todas ministrantes das Oficinas do Seminário e do Treinamento).


 


Já a Comissão Organizadora é integrada também pela Dra. Denise Gabínio de Mesquita, coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais do TJ-PB.


 


SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS


A programação do evento prossegue nos próximos dias, até meados de dezembro, com a realização de Painéis, Cursos, Treinamentos e Oficinas.


 


Os eventos contam, naturalmente, com todo o apoio da Presidência do Tribunal e da Secretaria de Recursos Humanos, à frente o Dr. José Antônio Coelho Cavalcanti.


 


PRINCIPAIS OBJETIVOS


Segundo a jornalista Cristiane Rodrigues — que está cobrindo o Seminário e os Treinamentos para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano —, o objetivo geral dos dois eventos é o de qualificar os servidores para a classificação e avaliação de documentos. Essa classificação e essa avaliação são componentes essenciais do processo de Gestão Documental, visando à eficiência administrativa e o resguardo da memória da Instituição.


 


Como objetivos específicos, as iniciativas pretendem discutir as bases, princípios, diretrizes, normas e métodos da atividade de Arquivo; conhecer o processo de gestão documental; compreender e habilitar-se para a utilização do Plano de Classificação de Documentos e da Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD), como instrumentos orientadores da gestão documental.


 


A coordenadora do evento, Dra. Irene Rodrigues da Silva Fernandes, fez a apresentação das palestrantes do primeiro dia de conferências do Seminário, as Dras. Ana Célia Rodrigues e Rosa Maria Godoy Silveira. Elas falaram, respectivamente, sobre os seguintes temas: "Arquivo e Arquivistas na Sociedade Contemporânea" e "O TJ-PB, um lugar de memória e de construção da História".


 


ANA CÉLIA RODRIGUES


A doutora e mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, Ana Célia Rodrigues, destacou-se por sua atuação profissional junto aos arquivos municipais, como autora dos projetos de implantação e coordenação do Centro da Memória Santista; do Arquivo Municipal de Ouro Preto (MG); do Arquivo Municipal de Campo Belo (MG); e do Arquivo Municipal de Campinas (SP).


 


Ela disse esperar, com estes Seminário e Treinamento promovidos pelo TJ-PB, que a experiência adquirida possa ser colocada em prática por todos os que se submetem às aulas em curso. “Assim, estaremos revolucionando a Gestão Documental neste Tribunal".


 


ROSA MARIA GODOY


Já a Dra. Rosa Maria Godoy é graduada, mestre, doutora e pós-doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), além de integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas/Área de Direitos Humanos e do Programa de Pós-Graduação  em História da Universidade Federal de Pernambuco.


 


A Dra. Rosa Godoy explicou, durante sua apresentação, que a História e a Memória se completam, não se sabendo precisar quando termina uma e começa a outra. "A memória é a base de todo conhecimento e a História é a interpretação da experiência vivida", disse Rosa Godoy, afirmando, ainda, que o trabalho do historiador é no sentido de juntar os fragmentos, dando-lhes um sentido. “Assim, estará nos proporcionando uma síntese de determinada época”.


GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611