Conteúdo Principal
Publicado em: 15/09/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Desembargador Leôncio Teixeira participa de sua última sessão no Pleno do TJPB e recebe homenagens dos colegas

Nessa quarta-feira (14), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba contou com a última participação do desembargador Leôncio Teixeira Câmara, que se aposenta, compulsoriamente, nesta segunda-feira (19). Após a sessão, houve uma homenagem dos colegas por todos os anos de trabalhos prestados pelo desembargador Leôncio à Justiça paraibana. Além dos desembargadores, estavam presentes juízes, diretores, gerentes, servidores e familiares do homenageado.

O presidente do TJPB, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, abriu a sessão anunciando que o momento, apesar de saudoso, deveria ser visto com alegria. “O desembargador Leôncio nos deu o prazer de seu convívio, no âmbito profissional e pessoal, com relevante contribuição como juiz, desembargador e cidadão”, disse, complementando que iria propor ao Pleno  a criação de uma galeria de fotos de ex-presidentes do Poder Judiciário estadual. Em seguida, elegeu  o corregedor-geral de Justiça, desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira, para falar em nome de toda a Corte.

Com a palavra, o desembargador Nilo Ramalho, usou passagens bíblicas para se despedir do magistrado, que prestou quase meio século de serviço ao Poder Público. Referiu-se ao “bom combate” combatido pelo colega Leôncio, em sua “trajetória profissional brilhante”. Afirmou que o desembargador é um exemplo vivo para a população de Araruna. “Vossa Excelência cumpriu o dever, deixando o exemplo de dedicação e de um profissional vocacionado, como demonstrou, quando esteve à frente da Vara da Infância e da Juventude ao longo de 14 anos”, disse.

“O desembargador Leôncio sempre teve o comportamento de um julgador prudente e humano”, foram as palavras do procurador-geral de Justiça em exercício, José Rosendo Neto, destinadas ao desembargador homenageado. Também o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, esteve presente e externou seu reconhecimento pelo desembargador. “Alguém que sempre enriqueceu as discussões jurídicas”, falou.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, Venâncio Viana de Medeiros Filho, demonstrou sua satisfação pelo convívio com o desembargador na atividade judicante. “Seus ensinamentos aqui ficam para as futuras gerações. Trago o abraço da nossa Ordem e o meu carinho e respeito pelo seu trabalho”, disse.

O presidente da Associação do Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto, disse que o homenageado é uma referência para toda a classe da magistratura paraibana, sobretudo pela postura de franqueza e transparência. “Todo o seu caráter e competência foram demonstrados, principalmente em sua atuação na Infância e Juventude, onde Vossa Excelência demonstrou possuir a maior qualidade que um juiz pode ter: sensibilidade social”, afirmou.

O filho do homenageado, Paulo Câmara, também subiu à tribuna para agradecer a toda Corte, num momento emocionante da homenagens. “Em nome da família, agradeço a todos aqui presentes, que permitiram que ele desenvolvesse bem o seu trabalho. Obrigado ao Tribunal de Justiça, por ter transformado o juiz Leôncio Teixeira Câmara neste grande desembargador”, discursou.

O desembargador Leôncio Teixeira Câmara começou sua fala dizendo que a palavra-chave de seu discurso era “agradecimento”, principalmente pelo “privilégio de uma convivência fraterna, amiga e responsável”. Falou das saudades que sentiria de cada um dos colegas, dos debates jurídicos com toda a Corte, a colaboração da imprensa paraibana na visibilidade aos seus trabalhos na Vara da Infância e da Juventude e da convicção de ter realizado uma boa jurisdição.

Também comentou sobre seu projeto futuro de criar um Instituto para alfabetizar agricultores adultos no município de Araruna, “para que o lugar de onde saí possa ser referência em minha região”, complementou. “Finalizo com a minha fé inabalável no Poder Judiciário paraibano ao qual pertenço e continuarei a pertencer”, concluiu o desembargador, que continua suas atividades no Tribunal até a sexta-feira (16).

Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611