Conteúdo Principal
Publicado em: 29/04/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Desembargador Lincoln participa da 5ª reunião da Comissão dos 120 anos do TJPB e aprova criação de memorial

A 5ª reunião dos membros da Comissão Especial, responsável pelas comemorações dos 120 anos do Tribunal de Justiça da Paraíba, aconteceu na tarde dessa quinta-feira,(28), no auditório da Sala de Sessões da Terceira Câmara Cível, desta vez, com a presença do presidente do TJ, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos. O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que preside a Comissão, aproveitou a oportunidade para fazer um relato dos trabalhos e apresentou ao  presidente a proposta do “Memorial Virtual do Poder Judiciário”, que já se encontra em fase final de elaboração e será lançado no próximo dia 26 de maio.

O desembargador Abraham Lincoln disse que estava satisfeito com o andamento dos trabalhos da comissão e destacou a programação que vem sendo proposta, sempre lembrando que as atividades demonstram o foco principal, que é o resgate da história do Tribunal de Justiça. O registro das passagens no informativo “Judiciárius”, através do tempo, enriquecem o conteúdo, que agora terá também espaço virtual com o lançamento do “Memorial Virtual do Poder Judiciário”. “Temos certeza que o memorial virtual se constituirá em mais um elogiável serviço que a Justiça presta aos paraibanos”, enfatizou o presidente.

Durante a reunião, o presidente do TJ apresentou ainda sugestões para a programação dos próximos meses. Lembrou a realização de uma competição esportiva com a participação de outras instituições  que estão presentes no cotidiano do Poder Judiciário, a exemplo do Ministério Público, e também a inclusão de um evento em Campina Grande, pensando assim, em prestigiar aquela cidade na passagem de seu aniversário, em outubro, que coincide em ser no mesmo mês de aniversário do TJ.

Após a apresentação da proposta do memorial, o presidente da Comissão, desembargador Marcos Cavalcanti, ao agradecer a presença prestigiosa do desembargador Abraham Lincoln, lembrou que o memorial histórico do Tribunal de Justiça pode ser considerado um museu “on line”, onde estarão postadas informações e fotos históricas sobre a trajetória do Tribunal nos 120 anos de existência, num ambiente interativo, de interesse, não apenas da Magistratura, mas igualmente de todos os paraibanos.

Além da restauração do Memorial e Cripta de Epitácio Pessoa, que deverá ser reaberto para visitação pública em outubro, por ocasião da passagem do aniversário do TJ, os membros da Comissão debateram também as propostas para reformas arquitetônicas e criação de espaços destinados a exposições históricas no prédio sede do TJ, já que é pretensão da atual Mesa Diretora a transferência das sessões do Tribunal Pleno para um novo plenário, que será construído no prédio anexo do Palácio da Justiça.

Integram a Comissão Especial dos 120 Anos do TJPB os desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque (presidente); Arnóbio Alves Teodósio, José Ricardo Porto, Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira, João Alves da Silva, Romero Marcelo da Fonseca Oliveira; o Dr. Márcio Roberto Soares Ferreira; o escritor Itapuan Botto Targino; o escritor e jornalista Evandro da Nóbrega; o historiador Humberto Cavalcanti de Mello e o arquiteto Umbelino Peregrino de Albuquerque, representante na Paraíba do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711