Conteúdo Principal
Publicado em: 28/01/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior é homenageado na última sessão do Tribunal Pleno

O desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, que nesta terça-feira (1º) transmite o cargo de presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba ao desembargador Abraham Lincoln, foi homenageado por seus pares, na manhã de quinta-feira (27), durante sessão extraordinária do Pleno do TJPB.

“O desembargador tem uma grande virtude que é saber ouvir e ter humildade, característica de sua família, do seu pai, Luiz Silvio Ramalho, muito amigo do meu tio”, disse o desembargador José Ricardo Porto, ao destacar o momento histórico de profundas transformações administrativas vividas pelo Judiciário.

_Na sessão, foi aprovado o projeto que estabelece os perfis e as matrizes de competências dos ocupantes dos cargos em provimento do Tribunal de Justiça. A nova estrutura organizacional do TJPB, elaborada por consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi um dos principais projetos desenvolvidos durante a gestão de Ramalho Júnior.

“Quero dizer que este biênio não foi de administração fácil, mas Vossa Excelência, com prudência e precaução, conduziu todos os trabalhos com parcimônia e competência. Parabéns!”, disse o desembargador Genésio Gomes Pereira Filho.

Já o desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, futuro presidente da Corte de Justiça, destacou que teve a honra de participar, ao lado de Ramalho Júnior, da Mesa Diretora. E afirmou: “O nosso Tribunal estava precisando de urgente reforma em sua legislação. E digo que a minha maneira de trabalhar será muito parecida com a de Vossa Excelência”.

Abraham Lincoln lembrou a instituição da nova Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado (Loje), elaborada, também, na gestão de Ramalho Júnior. Ele ressaltou, ainda, que o Poder Judiciário viveu uma gestão profícua, e cresceu muito, principalmente na área da Informática. “Foi muito salutar essa transferência dos dados da Codata para um servidor próprio do TJ”, disse.

Para o desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira, futuro corregedor-geral de Justiça e que será substituído na Câmara Criminal por Ramalho Júnior, todos no Pleno comungam do sentimento de ver uma administração profícua. “Agora, Vossa Excelência terá mais tranquilidade”.

O desembargador Marcos Cavalcanti parabenizou o presidente pelo brilhantismo de sua gestão, principalmente no campo organizacional: “Para mim, Vossa Excelência teve um mérito ainda maior que foi liderar, conduzir, aprovar e sancionar a nova Loje, que traz modernidade ao Poder Judiciário, fechando com chave de ouro a sua administração”.

“Acompanhei de perto sua gestão e sei da dificuldade que teve, mas enfrentou com muita galhardia, com muita coragem e determinação”, disse o desembargador Joás de Brito Pereira Filho. “Vossa Excelência realmente mudou o Tribunal, e a tendencia é, cada vez mais, melhorar, partindo para uma gestão pública responsável. Também gostaria de estender os parabéns a toda Mesa Diretora do TJ”.

“Os nossos colegas já traduziram tudo o que foi a gestão do desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, que teve algo especial que foi sua abertura de atendimento aos desembargadores. As portas foram abertas”, elogiou a desembargadora Maria das Neves do Egito. “Vossa Excelência deixou plantada a importância da partilha, da humildade, do amor à Justiça”.

Por Gilberto Lopes e Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711