Desembargador Manoel Monteiro assume a presidência do TRE nesta sexta-feira (11)
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vai empossar, em sessão extraordinária, nesta sexta-feira (11), às 10h, a nova mesa diretora para a gestão 2011. O novo presidente da Corte Eleitoral será o desembargador Manoel Soares Monteiro. Ele substitui o desembargador Genésio Gomes Pereira Filho. A solenidade ocorrerá na Sala de Sessões do TRE-PB, localizado na avenida Princesa Isabel, 201, Centro de João Pessoa.
A mesa diretora foi eleita, por unanimidade, pelos membros da Corte Eleitoral, no dia 22 de fevereiro e será composta também pelo desembargador Genésio Gomes Pereira Filho (vice-presidente) e, como corregedor, o juiz João Batista Barbosa.
“Sinto-me honrado em chegar ao ponto alto da Corte Eleitoral da Paraíba e darei continuidade ao valoroso trabalho que foi desenvolvido pelo desembargador Genésio Gomes Pereira Filho”, afirmou o novo presidente.
Em seu discurso, o desembargador Manoel Monteiro fará uma retrospectiva de sua história na magistratura estadual, desde quando assumiu a primeira comarca de São José de Piranhas em 1975, passando pelas unidades judiciárias de Sousa, Campina Grande e João Pessoa. “Vou falar do inicio até os dias atuais”, afirmou.
Ele exerceu, ainda, jurisdição como juiz substituto nas comarcas de Pombal, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Bonito de Santa Fé, Cajazeiras, Uiraúna, Aroeiras, Alagoa Nova, Pocinhos e São João do Rio do Peixe. Atuou como membro e corregedor do TRE/PB e como juiz em várias zonas eleitorais. Em 25 de maio de 2005 tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado pelo critério de antiguidade.
Manoel Monteiro foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Piancó, além de professor do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UFPB, Campus VI de Sousa e do Departamento de Direito Processual Civil e Prática Forense da UFPB de João Pessoa.
Por Kubitschek Pinheiro