Conteúdo Principal
Publicado em: 02/03/2012 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Desembargador Marcos Cavalcanti é empossado na Presidência do TRE e vai conduzir as eleições de 2012

O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque foi empossado, no final da tarde desta quinta-feira (1º), no cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Ele vai conduzir o processo eleitoral em 2012. A nova mesa diretora da corte eleitoral será composta ainda pelo desembargador José Di Lorenzo Serpa (vice-presidente) e pelo juiz Miguel de Britto Lyra Filho, que assume a Corregedoria Regional Eleitoral.

A solenidade foi prestigiada por várias autoridades, entre políticos, magistrados, amigos e convidados, com destaque para as presenças do governador Ricardo Coutinho, do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, presidente do TJPB e do deputado estadual Edmilson Soares, vice-presidente da Assembléia Legislativa, representantes dos poderes constituídos, o arcebispo dom Aldo Pagotto,  dentre outras personalidades.

No discurso de posse, o desembargador Marcos Cavalcanti pediu a colaboração dos candidatos que disputarão as eleições de outubro para que as eleições sejam realizadas com tranquilidade, e que a campanha seja levada em alto nível, sem baixarias. “Apelo aos candidatos e aos partidos para que no rádio e na televisão façam uma propaganda levando em conta a elevação e a urbanidade, para diminuir o tão grande número de pedidos de direito de resposta”, afirmou.

No pronunciamento, o novo presidente traçou ainda a trajetória do TRE, ao longo dos 80 anos de existência, e anunciou sua disposição de criar um memorial virtual para a Corte Eleitoral, a exemplo do que fez no Tribunal de Justiça, quando presidiu a comissão dos 120 anos do TJPB e implantou uma página virtual, resgatando a memória do Judiciário paraibano.

O novo presidente do TRE foi saudado pelo desembargador José Di Lorenzo Serpa, que falou em nome da Corte; pelo procurador regional eleitoral, Yordan Delgado, representando o Ministério Público Eleitoral, e pelo advogado Marcos Cavalcanti Filho, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB).

O Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque é natural de Mamanguape/PB. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, iniciou a carreira como advogado, procurador da Arquidiocese da Paraíba. Antes de ingressar na Magistratura, foi Promotor de Justiça, nomeado em 1981. Ingressou no Judiciário em 1983, como Juiz de Direito na comarca de Belém. Passou pelas comarcas de Mamanguape, Campina Grande e João Pessoa. Em todas elas foi Juiz Eleitoral, tendo sido juiz coordenador da propaganda eleitoral nos dois maiores colégios eleitorais do Estado.

Na Capital e em Campina Grande foi ainda membro e Presidente da Turma Recursal do Juizado Especial Cível. Juiz Substituto e Titular do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, por dois biênios, com início no ano de 2000. Exerceu o Cargo de Corregedor Regional Eleitoral, por três anos consecutivos. Foi Juiz Diretor do Fórum Cível da Capital. Como Juiz Titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, foi convocado por diversas vezes para substituir Desembargador no Tribunal de Justiça, integrando as Câmaras Cíveis, a Criminal e o Tribunal Pleno. Promovido, por merecimento, ao cargo de Desembargador, tomou posse no dia 11.04.2007, integrando a 2ª Câmara Cível e o Tribunal Pleno.

Gecom/TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611