Desembargador Marcos Cavalcanti fala dos 120 anos do TJPB em entrevista na TV Cabo Branco
O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que preside a Comissão responsável pelas comemorações dos 120 anos do Tribunal de Justiça da Paraíba, foi o entrevistado desta quarta-feira(17), pela manhã, no programa Bom Dia Paraíba, da TV Cabo Branco. O magistrado falou sobre o cronograma de atividades comemorativas até o dia 15 de outubro, data de aniversário da Corte de Justiça paraibana.
“Vamos celebrar essa comemoração durante o ano inteiro, promovendo eventos e atividades culturais, dentro do tema, buscando assim fazer um resgate histórico da Justiça paraibana”.
Na entrevista, o desembargador falou da trajetória do Tribunal de Justiça ao longo dos 120 anos e destacou as conquistas alcançadas. Lembrou que a Justiça da Paraíba tem prestado um bom atendimento à sociedade. Um exemplo de modernização é a informatização dos processos. O TJ tem avançado nos investimentos em informática e trabalha na atual gestão para ampliar a virtualização em todos os processos, especialmente nas instâncias de 1º grau.
Perguntado a respeito da lentidão no julgamento de processos, o magistrado disse que esse é um problema da justiça brasileira e lembrou que o direito processual precisa de reformas, pois há muitos recursos, longos prazos e poucos juízes. A virtualização processual que já está sendo implantada vai acelerar os procedimentos e, em consequência, os julgamentos que ficarão mais rápidos.
No próximo dia 28 do corrente, em solenidade no Salão Nobre do TJ, o presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, fará a abertura oficial das atividades. Haverá a exibição de um vídeo alusivo aos 120 anos de existência do Tribunal de Justiça; seguido de uma palestra do historiador Humberto Cavalcanti de Melo sobre o centenário de nascimento do saudoso desembargador Moacir Nóbrega Montenegro. O conferencista é membro do Instituto Histórico Geográfico da Paraíba (IHGP).