Conteúdo Principal

Desembargador Marcos Cavalcanti ministra palestra sobre o poeta e romancista Carlos Dias Fernandes para estudantes de Mamanguape

-
Desembargador Marcos ressalta a importância da cultura aos estudantes

O presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário da Paraíba e presidente da Academia de Letras, Ciência e Artes do Vale do Mamanguape (ALCA), Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque ministrou palestra sobre a vida e obras de Carlos Dias Fernandes para estudantes. O evento ocorreu, na manhã desta quinta-feira (10), no Centro Cultural da Escola Técnica “João da Mata Cavalcanti”, em Mamanguape. O Desembargador Marcos Cavalcanti ressaltou que a cidade de Mamanguape é um importante celeiro cultural paraibano. 

“Mamanguape respira literatura e cultura, primando por elas, desde o século XIX. Temos aqui personalidades como, o grande escritor, poeta, jornalista, advogado e romancista, Carlos Dias Fernandes. Há, também, grandes políticos, oradores, padres, além do presidente Castro Pinto, que aqui nasceu e hoje dá nome ao Aeroporto Internacional de João Pessoa, Capital do Estado”, pontuou.

Ele destacou, igualmente, estar, na ocasião, representando a Comissão de Cultura e Memória do TJPB, realçando que a mesma, também, prima em pesquisar, divulgar e publicar a história das comarcas no estado da Paraíba. 

-
Coletânea sobre história das Comarcas Paraibanas

“Como desembargador, venho disseminando e interiorizando essa cultura. Já publicamos dez livros da coletânea Comarcas Paraibanas. Aqui, em Mamanguape, em 2017, com outros pares, fundei a Academia de Letras. Por esse motivo, venho visitando cidades, debatendo, fazendo crítica literária e estudando grandes romancistas, poetas e escritores”, justificou o Desembargador Marcos Cavalcanti.

O presidente da ALCA enfatizou, ainda, que Carlos Dias Fernandes está para Mamanguape, em sua grandeza, como, Augusto dos Anjos está para Sapé e José Lins do Rêgo está para Pilar, paraibanos que se destacaram no Brasil, na literatura e na cultura.

Para a gestora da Escola Técnica “João da Mata Cavalcanti”, Mirtes de Lourdes Bezerra, tudo que agrega conhecimento é de grande valia para a juventude. Ela informou que, atualmente, a Escola atende a todos os estudantes dos municípios localizados no entorno de Mamanguape. 

-

“É muito importante esta palestra hoje, porque todos os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura de Mamanguape, aquilo que rege. Como estamos cada um no seu município, às vezes temos conhecimento apenas da cultura de nossa cidade, e por meio deste evento, a gente toma conhecimento da importância dos grandes nomes da literatura”, evidenciou a gestora. 

O professor de História, Robson Nunes da Silva salientou que a presença do Desembargador Marcos Cavalcanti, além de ser uma honra, representa uma oportunidade de compartilhar as iniciativas, no âmbito cultural, empreendidas pelo Desembargador. “Ele é uma grande referência historiográfica para nós, historiadores de formação, e, também, para todo alunado da região. O empenho que ele faz, junto com outros membros da Academia de Letras do Vale, de resgatar nossa memória, de valorizar nossa história, para nós é um tesouro que não tem nem como se colocar um valor de fato”, exaltou.     

Por Lila Santos

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611