Conteúdo Principal
Publicado em: 17/01/2012 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Desembargador prepara programação de eventos para movimentar as atividades culturais do TJ em 2012

O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Divulgação e Jurisprudência do Tribunal de Justiça realizou, na tarde dessa segunda-feira(16), a primeira reunião do ano para tratar das atividades culturais no âmbito da Corte de Justiça da Paraíba, durante o ano de 2012. A proposta, segundo o magistrado, é dar prosseguimento às atividades históricas e culturais, que no ano passado foram bem aproveitadas com as comemorações dos 120 anos de instalação do TJPB. O desembargador disse que até o final do mês vai encaminhar as sugestões ao presidente do TJ, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, para análise e aprovação. O propósito é que as solenidades se iniciem em fevereiro.

O desembargador Marcos Cavalcanti comentou a preocupação do presidente do TJ, que pretende manter em evidência as atividades culturais, preservando a história da Corte de Justiça paraibana, que muito se confunde com a própria história da Paraíba. Por outro lado, “também merece homenagens os grandes nomes do nosso Judiciário, aqueles que se destacaram, não só na Paraíba, mas também nas cortes superiores do país”. Ele lembrou que os eventos realizados no ano anterior marcaram com grandes contribuições ao movimento cultural do Estado. “Foram seis solenidades marcantes e esse ano pretendemos aprimorar e resgatar novos talentos culturais”, comentou.

Dentro do cronograma de eventos para esse ano, segundo Marcos Cavalcanti, o Tribunal deverá homenagear os ministros paraibanos Rafael Mayer e Djaci Alves Falcão, que integraram cortes superiores. Eles devem receber, solenemente, as medalhas do “Mérito Judiciário”, aprovadas no ano passado. Além disso haverá o lançamento de um trabalho com as biografias de todos os ministros paraibanos que tiveram passagem nos tribunais superiores.

O diretor de Informação do TJPB, Itapuan Botto Targino, que também integrou a comissão dos 120 anos em 2011, observou a preocupação do desembargador-presidente em manter um calendário de eventos para resgatar momentos históricos e culturais. Para ele, preservar o patrimônio cultural é uma virtude daqueles que sabem a importância das gerações que fizeram história e construiram o futuro. “O desembargador Marcos Cavalcanti tem muita sensibilidade e saberá conduzir essa nova etapa com determinação, assim como fez no ano passado durante as comemorações dos 120 anos do Tribunal de Justiça da Paraíba”, frisou ele.

Gecom/TJPB/genésio sousa
c/gabriella guedes.

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611