Desembargador Saulo Benevides é empossado como membro efetivo do TRE e assume a vice-presidência
“Em um processo eleitoral, devem ganhar aqueles que nos embates de idéias conseguem suplantar os adversários de forma democrática. Vou lutar por isso, até porque esse já vem sendo o entendimento e uma prática da atual Corte Eleitoral da Paraíba e, também, do TSE, que tem investido na tentativa de moralizar o processo eleitoral, enfatizou o novo membro.
O desembargador Saulo Benevides reiterou sua satisfação em compor a Corte Eleitoral. “Agora aumenta ainda mais a responsabilidade com a nova missão”, disse ele, reiterando que fará tudo para honrar o cargo, como sempre tem feito ao longo de sua carreira. E vai procurar cumprir a Constituição e as leis do país sempre com espírito de justiça.
O presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque saudou o novo membro da Justiça Eleitoral e lembrou sua trajetória e experiência como magistrado. "É um colega muito querido e com quem convivo há muito tempo. Posso atestar sua competência. Conhece muito bem o direito constitucional, administrativo e tributário, mas não é menos preparado em questões eleitorais, até mesmo pela sua experiência em outras missões na Justiça Eleitoral", disse o presidente.lembrou que o desembargador Saulo Benevides vai substituir o colega desembargador Serpa na vice-presidência da Corte, em um mandato “tampão”. Reiterou que a partir de fevereiro, quando retornar de suas férias regulamentares, assumirá, definitivamente o cargo, devendo ser eleito presidente do TRE, em março do próximo ano, conforme praxe do Tribunal, em respeito ao critério de antiguidade.
O desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides ingressou na Magistratura em 1984, quando foi nomeado para a comarca de Brejo do Cruz. Passou por Esperança, Belém, Araruna e Guarabira, tendo sido juiz nas 1ª, 10ª, 19ª, 20ª, 38ª, 54ª, 61ª, 63ª e 67ª zonas eleitorais. Foi juiz da 1ª Vara de Família de Campina Grande e da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital. No biênio 1995/1996 foi Juiz Corregedor Auxiliar, também passou como titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de João Pessoa e respondeu pela diretoria do Fórum Eleitoral da Capital. Promovido a desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), pelo critério de merecimento, em 2006. Presidiu a 3ª Câmara Cível do TJ-PB e exerceu a função de membro suplente do TRE-PB no período de 02/09/2010 a 01/09/2012. Atualmente, além de membro do Tribunal Pleno do TJPB, da Terceira Câmara Cível do TJ e da 2º Seção Especializada, é diretor da Escola Superior da Magistratura – Esma.
TJPB/Gecom