Conteúdo Principal
Publicado em: 19/09/2013 - 15h17 Atualizado em: 20/09/2013 - 01h35

Desembargadora Fátima Bezerra abre na comarca de Bayeux programação alusiva ao Dia da Árvore

A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, abriu na manhã desta quinta-feira (19) a programação alusiva ao Dia da Árvore no âmbito do Poder Judiciário estadual, plantando uma muda no Fórum “Juiz Inácio Machado de Souza” da comarca de Bayeux. Em todas as 77 comarcas do Estado, magistrados e serventuários iniciaram a plantação de árvores, com eventos agendados para ocorrer até a próxima segunda-feira (23).

O plantio é uma recomendação da desembargadora-presidente a todos os diretores de Fóruns, em consonância com o Projeto “Sustentabilidade – a justiça abraça essa ideia”, desenvolvido pelo Poder Judiciário, em todo Estado.

“O Judiciário tem uma responsabilidade social muito grande e no meio dessa responsabilidade está o homem, o cidadão. O homem para poder viver bem e ter paz, é preciso que o planeta esteja também em paz. Nós não podemos hoje trabalhar no meio da Justiça sem pensar na sustentabilidade do nosso planeta. E pensarmos na sustentabilidade do nosso planeta, é realizarmos ações concretas para que o nosso ambiente de trabalho seja agradável e saudável.”, assegurou a desembargadora.

Para o coordenador da Comissão Permanente de Planejamento Ambiental e Sustentabilidade do TJPB, juiz Josivaldo Félix de Oliveira, incentivar a sustentabilidade e o cultivo de árvores e plantas nos diversos fóruns do Estado, com a participação ativa dos magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados, é uma forma simbólica para impelir a sociedade a refletir sobre o meio ambiente e a necessidade de sua proteção.

“Essa questão de preservar o meio ambiente é um preceito constitucional que o Conselho Nacional de Justiça colocou em prática por meio da Resolução nº 11 e o Tribunal de Justiça da Paraíba está incrementando em todas as comarcas do Estado.”, observou.

Já a diretora do Fórum local, Conceição de Lourdes Marsciano Cordeiro, ressaltou que o plantio de árvore é uma mentalidade do Judiciário na busca da preservação do meio ambiente. “Temos a consciência crítica enquanto cidadão sobre o futuro do nosso planeta. Desta forma, o Tribunal de Justiça está compromissado com esta meta”, disse a magistrada.

Ontem, o diretor do Fórum Criminal da Capital, juiz Geraldo Emílio Porto, mobilizou os servidores daquela unidade judiciária quanto à importância do
evento. Na ocasião, ele plantou uma muda de Pau-Brasil, na área externa do Fórum

Dia Mundial da Árvore - No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.

No Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente. De acordo com o Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore na época comemorado no dia 21 de setembro.

Gecom – Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711