Conteúdo Principal
Publicado em: 29/01/2015 - 13h06 Atualizado em: 30/01/2015 - 09h14

Desembargadora Fátima Bezerra inaugura as novas instalações do Fórum da Comarca de Sousa

Des. Fátima Bezerra entrega o novo Fórum de Sousa

Em seu último ato à frente da gestão do Poder Judiciário estadual, a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, entregou, oficialmente, as novas instalações do Fórum “Dr. José Mariz” da comarca de Sousa, que estava em reforma desde abril do ano passado. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (29) e, na ocasião, o padre José Mangueira fez a benção especial do prédio.

A solenidade contou também com a presença do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Horácio Ferreira de Melo, dos juízes auxiliares da presidência do TJPB, Carlos Eduardo e Antônio Silveira, do procurador da República, Djalma Feitosa, do procurador do município, Cleonerubens Nóbrega, além de magistrados, advogados e servidores da Justiça.

A desembargadora Fátima ressaltou que iniciou as atividades de sua gestão pela unidade de Sousa, verificando in loco as precárias condições da comarca. Ela parabenizou os esforços empreendidos pelos magistrados e servidores da Justiça que se deslocaram para outros prédios, em virtude da reforma do Fórum, envidando esforços para bem prestar o serviço jurisdicional.

“Tínhamos outros projetos para as unidades judiciais, mas desviei o meu olhar para Sousa porque entendi que era aqui que a Justiça tinha de funcionar e dá uma resposta a população de todo o estado.”, disse a presidente.

Quanto a construção do anexo, por meio de um terreno doado pela Prefeitura local, a presidente afirmou que a edificação será edificada somente na próxima gestão do Judiciário estadual. Na oportunidade, a desembargadora Fátima assegurou que saí com a consciência tranquila e dever cumprido, no período que esteve à frente da Corte.

O diretor do Fórum, juiz Phillipe Padilha Vilar, agradeceu o empenho e dedicação da desembargadora Fátima na revitalização do prédio, além de ressaltar que há quase três, a comunidade jurídica local e os jurisdicionados recebiam com perplexidade as notícias que as instalações do Fórum seriam interditadas, dada a suspeita de comprometimento de sua estrutura física.

“A desembargadora Fátima Bezerra ao assumir a presidência do Tribunal vislumbrou a penosa situação local, assumiu, perante a população sousense, mesmo diante das limitações orçamentárias àquele momento vigentes, o compromisso de restabelecer a importância da comarca de Sousa, restaurando integralmente as instalações do Fórum Dr. José Mariz. E hoje ao contemplar a entrega dessas novas instalações, podemos visualizar que o compromisso assumido pela atual gestão se materializou em ações concretas”, disse o diretor.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Sousa, Lincoln Bezerra também agradeceu a presidente do TJPB pela entrega das novas instalações do Foro de Sousa e assegurou que o prédio proporcionará, indiscutivelmente, uma maior espelho de justiça, porque atenderá os jurisdicionados com melhores condições e os serventuários exerceram suas funções com maior zelo e afinco, bem como os magistrados, advogados e promotores de Justiça.

“Um dos maiores gestos do ser humano é a gratidão. Do jeito que tivemos a ousadia de cobrar do Tribunal de Justiça da Paraíba a reforma do Fórum de Sousa, estamos hoje aqui para agradecer e parabenizar a desembargadora Fátima Bezerra pela reforma”, afirmou.

Em virtude dos procedimentos de mudanças para a unidade do Fórum Dr. José Mariz, os prazos processuais na comarca estão suspenso no período de 26 de janeiro a 09 de fevereiro. O Ato do Tribunal Pleno n 05/15 foi publicado na última quarta-feira (28) na edição eletrônica do Diário da Justiça.

Fachada do novo Fórum de Sousa

A restauração do prédio-sede da comarca de Sousa atendeu a uma das metas da atual gestão do TJPB, que buscou recuperar todas as unidades judiciais do Estado que necessitassem de obras como forma de oferecer um melhor serviço aos magistrados, servidores, advogados e aos jurisdicionados. À medida atendeu também às solicitações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Paraíba, e da população local.

As novas instalações, também, buscou adequar o espaço às solicitações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A gerente de operações do TJPB, Valquíria Uchoa, explicou que a reforma mexeu em praticamente todas as salas do Fórum. “A estrutura final é outra. Mexemos em tudo, e isso deixou o novo espaço mais adequado para atender as necessidades do jurisdicionado e servidores”, disse.

A comarca de Sousa funciona com dois juizados especiais mistos, sete varas e cinco magistrados para atenderem uma população em torno de 120 mil habitantes, somando-se aos moradores dos sete municípios circunvizinhos que abrange a unidade judicial: Santa Cruz, Lastro, Marizópolis, Vieirópolis, Aparecida, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada.

Por Marcus Vinícius

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711