Conteúdo Principal
Publicado em: 02/02/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Desembargadora Fátima saúda novo Presidente em nome do Pleno e diz que modernidade e diálogo serão marcas da Gestão 2009-2011

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


por Evandro da Nóbrega,


coordenador de Comunicação


Social do Judiciário paraibano


 


 


A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, que saudou o novo Presidente do TJ-PB, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, durante a cerimônia de posse, em nome do Tribunal Pleno, vaticinou que duas das marcas da nova Gestão no Poder Judiciário serão a modernidade e o diálogo — além, naturalmente, da simplicidade pessoal do novo dirigente máximo da Justiça estadual.


 


— Sempre que uma Mesa Diretora toma posse — disse a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti —, surge a expectativa dos projetos da nova Gestão. Vossas Excelências, Senhores Desembargadores, sabem muito bem que o essencial permanece: o respeito ao Judiciário e ao ideal de Justiça. Mas cada qual é cada qual e busca imprimir a sua marca. Por exemplo, aqui e agora, estamos diante de um Presidente que certamente respeitará o diálogo. E isto é muito bom.


 


O DIÁLOGO & A MODERNIDADE


Mais adiante, citou a desembargadora Fátima “outra característica da nova Gestão”, que, “creio eu, será a busca da modernidade. Uma modernidade que se fará implantar de logo, através de um estudo sério, empreendido pela Fundação Getúlio Vargas, a fim de apontar o gargalo e os sinais de emperramento de uma justiça célere, buscada por todos os cidadãos paraibanos. Porque uma justiça morosa e tardia deixa de ser justiça para se tornar uma injustiça flagrante, como dizia Rui Barbosa: ‘Justiça que tarda é sempre falha’.”


 


Sobre a modernidade e sobre o diálogo que espera da Administração do Judiciário paraibano no Biênio 2009-<?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /?>2011, a desembargadora Fátima disse ainda:


 


— O diálogo possibilitará uma integração de todas as Comarcas e de todos os segmentos da Sociedade ligados ao Poder Judiciário. O modernidade trará mais eficiência e celeridade nos processos, grande anseio da Sociedade. Isto terá plena eficácia, através dos três pilares mestres. Primeiramente, a unidade da Mesa Diretora, o que é totalmente indiscutível, perante a uniformidade do pensamento de seus integrantes. Depois, o apoio de toda a Corte, o que é algo absolutamente real, em virtude do comprometimento de todos nós com os projetos de desenvolvimento e melhoria da prestação jurisdicional e funcional, propostos por Vossa Excelência, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior. E, por fim, apresentando-se como terceiro pilar, temos a Graça Divina, que se materializa através do chamado de Jeremias, ao qual Vossa Excelência deverá responder com a simplicidade que reveste sua conduta.

P>

 


A SIMPLICIDADE & AS REVISÕES


Ainda sobre a simplicidade pessoal do novo desembargador-presidente Luiz Sílvio Ramalho Júnior, acentuou a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti que “realmente identificamos em seu caráter a marca da simplicidade. O homem simples é aquele que vive sem maiores esforços, nem glórias. Sua presença se faz grandiosa justamente pela leveza de seu ser, sem afetações e sem grandes efeitos, mas com firmeza e operacionalidade”.


 


Para a oradora que falava representando seus pares na solenidade de posse da nova Mesa Diretora, pelo perfil pessoal do novel Presidente Luiz Sílvio Ramalho Júnior, “a nova Administração será de revisão de posturas, de revisão de pensamentos, de revisão de normas e condutas. Objetivamente, haverá a reformulação da LOJE (Lei de Organização Judiciária do Estado) e do Regimento Interno do Tribunal, os quais se reapresentarão de maneira simples, sem serem simplórios; de forma inteligente, sem serem pretensiosos; com feição incisiva, sem serem impositivos.


GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611