Desembargadores vão receber “Títulos de Cidadão” outorgados pelos Legislativos de Rio Tinto, Marcação e Baia da Traição
Na tarde desta terça-feira (24), o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, e o colega desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, receberam, no gabinete da Presidência, uma comitiva de prefeitos e vereadores da região do Vale do Mamanguape, oportunidade em que foram comunicados da aprovação de “Títulos de Cidadão”, outorgados pelas câmaras municipais de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição. Esta última ampliou as homenagens, também, aos desembargadores João Alves da Silva e Miguel Levino de Oliveira Ramos, ex-presidente do TJ, aposentado em 1994. As lideranças políticas agendaram com os magistrados a solenidade de entrega dos respectivos títulos, que ficou marcada para o dia 13 de março, em Rio Tinto, numa sessão conjunta das três Câmaras de Vereadores.
“São municípios filhos da minha terra natal, Mamanguape, e fico muito feliz com a homenagem. Espero que, ainda em minha gestão, possamos dar início a novos projetos e já estamos trabalhando para conseguir a cessão do terreno onde será construído um novo complexo judicial na comarca de Mamanguape, que já necessita de uma unidade maior e mais moderna para atender às demandas crescentes da região”, disse o presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln, ao agradecer as homenagens.
A prefeita do município de Rio Tinto, Magna Celi Fernandes Gerbasi, observou que as homenagens eram justas, em face do legado deixado pelos desembargadores e familiares aos municípios. “Vossas Excelências são ícones da nossa região”, afirmou. Em seguida, o gestor de Baía da Traição, José Alberto Freire, falou do reconhecimento diante da aprovação dos títulos pelas Câmaras. “Estamos aqui para reconhecer a importância dos trabalhos já desenvolvidos em nossas cidades”. O prefeito de Marcação, Adriano Barreto, foi representado pela chefe de gabinete Mônica Fernandes Alcântara, que também manifestou satisfação com as homenagens. “Nos sentimos honrados com as vossas presenças”.
O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque enfatizou que a iniciativa dos vereadores foi recebida com alegria. “Temos uma ligação fortíssima com o Vale e com todas as cidades que o formam. Nos honra receber este reconhecimento que tem tanto significado. Contribuir para o desenvolvimento da região é uma grande satisfação”, afirmou o magistrado, que é filho de Mamanguape, assim como o presidente Abraham Lincoln e seu pai, o desembargador aposentado Miguel Levino. Agora ganham também a cidadania de outros municípios da região.
Aposentado - O desembargador Miguel Levino de Oliveira Ramos foi presidente do TJPB no biênio 1987/1989. Foi um dos responsáveis pela expansão das unidades judiciárias no Estado. Em sua gestão, teve a oportunidade de assumir, por duas vezes, o Governo do Estado, em substituição ao então governador Tarcísio de Miranda Burity. Ingressou na Magistratura em 1957, tendo sido nomeado para a comarca de Soledade. Passou por Serraria, Patos, Bananeiras, Campina Grande e João Pessoa. Foi nomeado desembargador em 1982. Presidiu também o TRE.
Estiveram na visita ao TJ os vereadores de Baía da Traição, Luciano Freire de Queiroz (presidente da Câmara), Ednaldo Bezerra Falcão e Marcelo Ferreira Lima; Joseane Maria de Lima, vereadora de Marcação; Josenir Gonçalves dos Santos, vereador de Rio Tinto; os procuradores Antônio Marcos Barbosa Bezerra (Baía da Traição) e Clodoaldo Rodrigues Pontes (Rio Tinto); o coordenador de Controle Interno e o defensor Público de Rio Tinto, respectivamente, Gentil Alves Pereira e Marcus Antônio Gerbasi; além do juiz titular da Vara única de Rio Tinto, Adeilson Nunes de Melo.
Gecom/TJPB/gabriella parente/genesio sousa
.jpg)
.jpg)
.jpg)



