Diretor da Escola da Magistratura participa de evento nacional e destaca a escola entre as melhores do Brasil
Durante a sessão administrativa extraordinária do Pleno do Tribunal de Justiça, o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, fez um relato a seus pares de sua participação no XXIV Encontro do Copedem (Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura), oportunidade em que destacou a importância da Esma, hoje considerada uma das melhores escolas da magistratura do Brasil. O evento foi em Salvador-BA, entre os dias 17 e 19 deste mês.
O desembargador Saulo Benevides explicou que durante o encontro pôde avaliar que a Esma é destaque entre as escolas da magistratura do País. “Podemos constatar o nível da nossa Escola ao apresentar aos demais diretores nosso Plano de Gestão para os próximos dois anos. Vários representantes de escolas de todo o Brasil solicitaram cópia desse plano e afirmaram que a Esma da Paraíba está entre as melhores instituições”, disse o diretor.
Entre os principais objetivos do Copedem estão a defesa dos princípios, prerrogativas, independência e funções institucionais de todas as escolas estaduais, voltadas para a formação e aperfeiçoamento de magistrados; e a integração de todas as escolas estaduais da magistratura, buscando uniformizar as atividades didáticas e acadêmicas no estudo do Direito e visando ao crescimento intelectual dos magistrados.
O encontro buscou, ainda, o intercâmbio entre as escolas estaduais da magistratura, com troca permanente de experiências funcionais, administrativas e culturais e a realização de simpósios e seminários, estimulando os magistrados ao aprofundamento no estudo de temas jurídicos e questões judiciais, com o objetivo de alcançar a uniformização de entendimentos, respeitadas a autonomia e peculiaridades locais.
Por outro lado, o Copedem também valoriza o estímulo e a orientação dos profissionais do Direito que se destinarem ao ingresso na carreira da magistratura. Incentiva, também, a realização de atividades culturais, propiciando oportunidades para que os associados participem de cursos de aprimoramento em caráter individual ou coletivo, para democratizar o conhecimento e as práticas jurídicas.
Fernando Patriota/Genesio Sousa




